Exercício físico é aconselhado a qualquer idade e estilo de vida. Embora haja praticantes de corrida ou crossfit de meia idade, em idades já avançadas há outras modalidades comummente mais indicadas como a hidroginástica ou o yoga.
Falando deste último em especifico, é uma forma de meditar e relaxar ao mesmo tempo em que alonga o corpo, que lhe oferece maior mobilidade, e evita dores ou desconforto pela má postura, que é corrigida com a própria prática. Referimos aqui os benefícios de se conjugar o yoga com outras práticas, mas mesmo que seja a única atividade física exercida, estão provados os seus benefícios que contrariam uma vida sedentária.
Importa contudo alertar que o yoga não está livre de lesões, sendo uma prática que carece de acompanhamento de profissionais e que pode ser tão desafiante quanto outras modalidades – independentemente da idade e conforme o tipo de yoga que se pratique em específico.
Para um praticante com mais idade, o foco deve estar na melhoria da mobilidade e flexibilidade, aspetos conseguidos e cientificamente comprovados como meio de se combater várias formas de desconforto a começar pela própria respiração, que passa a ser controlada e, quase automaticamente, alivia a dor física.