Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Desejos de comida podem refletir a falta de aminoácidos

A fome ‘desmedida’ que sente é uma forma de o corpo alertar para a falta de algo que algo. Boas notícias para todos os que querem contornar estes hábitos alimentares pouco saudáveis.

Desejos de comida podem refletir a falta de aminoácidos
Notícias ao Minuto

12:45 - 26/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Má alimentação

Ânsia por certos alimentos relaciona-se diretamente com a falta de certos aminoácios, refere a nutricionista Julia Ross, autora do livro ‘The Craving Cure’ (‘A cura para os desejos de comida’). Na sua publicação, a especialista identifica os tipos de ânsia e formas de o contornar com uma alimentação mais equilibrada, que garanta os aminoácidos em falta no organismo.

Para esclarecer, aminoácido é o nome dado a uma molécula composta por carbono, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio. São essenciais para o ser humano para reparação muscular, melhoria de memória ou reforço do sistema imunitário, sendo que alguns aminoácidos (os não-essenciais) são naturalmente produzidos pelo organismo e outros, os essenciais, devem ser adquiridos através da alimentação, principalmente em alimentos ricos em proteína como carne, peixe ou ovos.

Embora o mais aconselhável seja sempre conseguir todos os aminoácidos através da alimentação, pode ser necessário que um indivíduo o consuma através de suplementos por certa de três meses, aponta o The Chalkboard Mag. Não descarte esta alternativas até garantir o equilíbrio do seu organismo. Para começar, há que saber identificar o que lhe está em falta:

Vontade de comer devido a depressão ou ansiedade: Tal reflete a falta do controlador de apetite natural mais famoso, a serotonina.

‘Fome' desmedida, sem qualquer justificação: normalmente resume-se à procura de açúcar e reflete realmente baixa de açúcar no sangue. Deve-se ao mau hábito de se consumir açúcar constantemente e pode ser contornado com o consumo de glutamina que nivela quase automaticamente os níveis normais de açúcar e consequentemente ‘acalma’ o cérebro.

Procura por comida confortante: É o tipo mais comum e traduz-se como défice de endorfina – fonte natural de prazer, recompensa e conforto. Comummente é procurado em açúcar, chocolates, bolos ou pães. Como suplemento para os substituir, pode optar por DPA.

Vontade de comer por stress: A tensão ou stress associa-se muitas vezes à má alimentação que pode ser mudada ao garantir o aminoácido GABA, que é um tranquilizante natural.

Vontade de comer por cansaço: Quando os indivíduos sentem carência de alimentos ricos em açúcar, como procura por um ‘boost’ de energia, devem optar antes por tirosina: garante foco e energia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório