Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Família de Frida Kahlo proíbe venda de Barbie inspirada na artista

O caso foi a tribunal e, para já, o produto está proibido de ser vendido no México.

Família de Frida Kahlo proíbe venda de Barbie inspirada na artista
Notícias ao Minuto

17:22 - 24/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Direitos

Foi no âmbito do Dia da Mulher que a Mattel aproveitou para homenagear três personalidades, que juntou à coleção ‘Inspiring Women’, linha que conta atualmente com 17 mulheres históricas sob a forma de boneca Barbie.

A artista Frida Kahlo, a pioneira de aviação Amelia Earhart e a física e matemática da Nasa, Katherine Johnson foram as mulheres homenageadas, contudo, a primeira foi alvo de críticas e gerou polémica, por se considerar ter sido dadas à boneca de Frida Kahlo caraterísticas mais ocidentais que se afastam do físico que a representa – monocelha e buço.

Ofendida com a ‘representação’ dada pela Mattel ou não, a família da artista mexicana levou o caso a tribunal, alegando os direitos de imagem. Por ordem do juiz, ficou decretada a proibição de se usar a marca, imagem e e obra da pintora Frida Kahlo “como forma de representação dos seus negócios, sempre que não contem com o consentimento dos titulares dos direitos e marca de Fridha Kahlo.”, como se lê no Twitter da artista, que está a cargo da própria família.

Segundo o The Gardian, a Mattel alega ter trabalhado com a Corporação de Frida Kahlo, sediada no Panama, que participou ativamente no processo de criação da boneca e deu à Mattel a permissão e contrato legal que garante os direitos da boneca. Apesar disso, o produto está atualmente proibido de ser vendido no México.

Antes de o caso ir a tribunal, várias críticas já haviam chegado às redes socias, por parte de quem defende que a Mattel não representou a artista da melhor forma. A atriz Salma Hayek foi um destes casos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório