Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Mulheres que bebem álcool sofrem mais com Tensão Pré Menstrual

A Tensão Pré Menstrual ou TPM é o nome dado aos efeitos físicos, fisiológicos e comportamentais que as mulheres experienciam antes e depois da ocorrência da menstruação.

Mulheres que bebem álcool sofrem mais com Tensão Pré Menstrual
Notícias ao Minuto

11:00 - 24/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cuide-se

Beber álcool pode estar relacionado com a TPM, de acordo com um novo estudo realizado por um grupo de investigadores da Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha.

Os sintomas associados à TPM incluem alterações súbitas de humor, sensibilidade nos seios, aumento de apetite, da fatiga e da irritabilidade.

Apesar de pesquisas científicas anteriores terem demonstrado que a TPM tende a ser mais severa entre as mulheres que ingerem bebidas alcoólicas, até ao momento não estava claro se tal acontecia devido ao álcool em si, ou porque essas mulheres recorriam à bebida para melhor lidarem com os sintomas.

Para averiguar esta situação os investigadores analisaram 19 estudos, efetuados em oito países diferentes, envolvendo mais de 47 mil mulheres.

A sua análise revelou que o consumo moderado de álcool está associado com um risco maior de agravamento dos sintomas da Tensão Pré Menstrual, em cerca de 45%, subindo para os 79% entre as mulheres que o ingerem em excesso.

No estudo, que foi publicado no periódico British Medical, os investigadores escreveram: “Estes dados são importantes devido ao elevado consumo de álcool tanto das mulheres como dos homens no mundo inteiro – mas neste caso as mulheres é que são afetadas”.

Estima-se que cerca de 30% da população feminina do planeta beba álcool, e que cerca de 20% o consuma em demasia.

Os investigadores acrescentaram: “Olhando para os números e para os resultados que obtemos, estimamos que 11% dos casos de TPM em todo o mundo estejam associados ao consumo de álcool, 21% na Europa.

Apesar do motivo para tal ocorrer permanecer obscuro até ao momento, os especialistas têm algumas teorias que podem explicar o porquê do álcool influenciar a TPM.

Nomeadamente creem que a bebida poderá alterar as hormonas sexuais durante o ciclo menstrual, ou que poderá interferir na produção de químicos chave no cérebro responsáveis por regularem o humor, tais como a serotonina.

A equipa de investigadores espanhóis espera realizar num futuro próximo novas pesquisas que confirmem ou não essas teorias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório