Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Operação verão: Cinco mitos e factos sobre a proteína

Primeiro: para que sinta todos os benefícios da proteína não é necessário que beba um batido assim que termine o treino.

Operação verão: Cinco mitos e factos sobre a proteína
Notícias ao Minuto

10:00 - 24/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Suplementos

Já chegou a ser um suplemento de uso exclusivo para culturistas e para os ‘fanáticos’ da musculação, porém atualmente a proteína é um ‘acessório’ essencial no treino de qualquer frequentador de ginásio.

É de conhecimento geral que para construir e reparar músculo consumir proteína em quantidades suficientes é crucial, quer seja em pó, na carne, nos laticínios ou em opções vegetais.

Mas com a popularização e a normalização do uso de proteína será que a sua importância é também exagerada?

Existem muitos mitos que rodeiam esta matéria, e o nutricionista e personal trainer Mark Grice abordou os principais numa entrevista à publicação britânica The Independent.

Cinco mitos sobre a proteína – verdadeiro ou falso?

1. A proteína deve ser ingerida preferencialmente após o treino

Quem nunca saiu do ginásio, ou viu alguém sair à pressa, para ir beber o seu batido de proteína? Mas é realmente algo fundamental que deve fazer se quer sentir todos os benefícios do treino de musculação?

Sim e não. “Idealmente deve-se consumir proteína regularmente durante o dia, inclusive ao pequeno almoço e antes de deitar, de forma a evitar a sensação de fome e a manter-se saciado durante mais tempo”, explica Grice. “Todavia, ingerir proteína durante e após o treino é beneficial para a saúde porque promove a recuperação e o crescimento muscular”, acrescenta.

2. A proteína ajuda a que se sinta cheio durante mais tempo

Sim. “Sobretudo se está a tentar perder gordura o consumo de proteína é fundamental, já que se estiver a fazer dieta é normal que sinta mais fome do que o habitual”, aconselha Grice.

3. A proteína é apenas para culturistas

Errado. A proteína atua diretamente na reparação dos músculos após a prática de exercício físico.

“Se não ingerir proteína suficiente os músculos não vão conseguir recuperar e deste modo não se irão desenvolver e fortalecer – a proteína é essencial para que fique e permaneça tonificado”, garante o personal trainer.

4. A proteína contribui para o ótimo funcionamento do sistema imunitário

Verdade. “Muitos pessoas sofrem de imunidade baixa, o que se pode dever à presença de quantidades insuficientes de proteína no organismo”.

5. O corpo apenas consegue digerir cerca de 30 gramas de proteína de uma vez

É comummente aceite que consumir refeições ricas em proteína por vezes não passa de um esforço inútil, já que o organismo consegue digerir somente entre 20 a 30 gramas de uma vez, contudo Grice garante que tal conclusão foi inferida a partir de um estudo pouco confiável.

“O corpo determina a taxa de absorção dos nutrientes tendo em conta diversos fatores. Se alguém consumir 50 gramas de proteína durante uma refeição o corpo irá desacelerar o processo digestivo de forma a absorver todos os nutrientes”.

Para começar, Grice recomenda que coma cerca de dois gramas de proteína por cada quilo que pesa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório