Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Depressão é em parte uma doença física que pode ser curada com ibuprofeno

Os especialistas creem que um sistema imunitário ‘defeituoso’ poderá estar a provocar a inflamação do organismo e assim estar na base do aparecimento de certas doenças do foro mental.

Depressão é em parte uma doença física que pode ser curada com ibuprofeno
Notícias ao Minuto

08:00 - 24/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Esperança

A depressão é uma doença em parte física que pode ser tratada com fármacos anti-inflamatórios, tais como o ibuprofeno, dizem os especialiastas.

Estima-se que só na Europa um em cada 13 indivíduos sofra ou venha eventualmente a padecer de depressão, doença esta que é amplamente tratada com drogas que manipulam certos químicos cerebrais.

Mas vários estudos apontam que cerca de um terço das pessoas têm níveis elevados de biomarcadores imunes a esses fármacos presentes na corrente sanguínea.

O professor Edward Bullmore, chefe do departamento de psiquiatria da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, acredita que estes pacientes possam alternativamente ser tratados com medicamentos anti-inflamatórios.

Nas suas palavras: “A ideia é que a inflamação associada a doenças físicas está a afetar diretamente o cérebro, e isto abre várias vias e perspetivas para diferentes tipos de tratamentos”.

Anteriormente a comunidade médica acreditava que o cérebro e o sistema imunitário operavam separadamente.

A professora Wendy Burn, docente no Royal College of Psychiatrists, disse: “É uma teoria fascinante e pode oferecer novas abordagens relativamente ao modo como lidamos com a depressão”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório