Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

São estes os alimentos mais caros do mundo

Conheça quais os motivos para os valores serem tão altos.

São estes os alimentos mais caros do mundo
Notícias ao Minuto

08:00 - 25/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Luxo

Há ingredientes tão raros e especiais na culinária que são inacessíveis para a maioria das pessoas. Muitos de nós inclusive, nem sequer os conhecemos. 

Sabia que há até um café que é produzido com grãos retirados das fezes de um mamífero? Conheça esse e outros ingredientes imensamente dispendiosos e os motivos para os seus valores serem tão elevados. 

Café Kopi Luwak

É produzido a partir de sementes ingeridas e excretadas pelos civetas, um tipo de mamíferos que vive no sudeste da Ásia. Segundo os especialistas, esse café tem um sabor caramelizado devido ao sistema digestivo do animal, que lhe confere também um sabor suave. O quilo desse café pode custar entre 200 e mil euros. 

Notícias ao Minuto 

Trufas brancas

Lembra-se das conhecidas trufas de chocolate? Elas têm esse nome devido à sua semelhança física com as trufas, fungos que crescem abaixo do solo húmido. Não existem plantações de trufas — elas reproduzem-se sozinhas e, por isso, é preciso encontrá-las com a ajuda de cães farejadores treinados para tal função. O quilo pode custar até 10 mil euros!

Notícias ao MinutoBatatas de La Bonnotte

Há um tipo de batata entre os ingredientes mais caros do mundo. Um quilo pode custar até 600 euros e esse preço exorbitante deve-se ao fato de ser um alimento extremamente raro. A La Bonnotte só é cultivada em França, numa ilha chamada Noirmoutier e tem que ser colhida à mão. Além disso, os agricultores utilizam água do mar e algas marinhas para fertilizar a plantação, o que confere um sabor único às batatas.

Notícias ao Minuto

Açafrão

Não confunda o verdadeiro açafrão com aquele que normalmente se utiliza na cozinha, que é a cúrcuma, também conhecido como açafrão da terra. O verdadeiro açafrão é o da flor Crocus sativus e um quilo dele pode custar até 16 mil euros. É originário do leste da Ásia, mas ficou conhecido no Oriente Médio. Para produzir um único quilo, são necessárias 250 mil flores, que devem ser colhidas manualmente.

Notícias ao Minuto

Foie gras: fígado de pato

O foie gras é um símbolo francês, e que conquistou com o passar do tempo o resto do mundo e um status de produto luxuoso. Tão saboroso como polémico, o foie gras que significa fígado gordo, é o fígado do pato sob o efeito de uma intensa alimentação destes animais, gerando assim um fígado maior e mais saboroso. O seu processo de obtenção iniciou-se a pelo menos há cinco mil anos no Egito antigo. 

Notícias ao MinutoApesar de não ter sido a criadora original, a França foi sem dúvida a propulsora do foie gras, que é atualmente considerado como património da cultura e gastronómico daquele país. Para os animais fornecerem um foie gras de qualidade e especial, é necessário um processo de engorda que possui regras estipuladas e rigorosas. Eles pouco se locomovem e recebem entre seis a 12 vezes mais comida que o normal, uma técnica que é chamada de 'gavage'. A textura é incrível, o sabor é marcante, e a sua versatilidade na confeção de vários pratos é vasta. 

Caviar: ovas de peixe (esturjão)

O caviar é um dos mais luxuosos e emblemáticos produtos do mundo. Consiste em ovas de peixe não fecundadas e salgadas, sendo as originais provenientes do esturjão, um peixe mítico que surgiu entre 50 e 200 milhões de anos atrás. Os russos e os persas foram os primeiros povos que começaram a comercializar caviar. 

Notícias ao Minuto

A sua extração é complexa por só poder ser feita em peixes fémea, e por demorar cerca de sete anos até se finalizar a produção total do caviar. É essencial o controlo permanente da temperatura da água que deve permanecer fria, e manter vários períodos de alimentação durante o dia. Cada peixe só fornece caviar uma vez, porque infelizmente é morto quando sofre a extração das ovas. Um quilo de caviar pode chegar a custar mil euros o quilo. 

Chocolate To’ak

Um antigo investidor de Wall Street que vive atualmente no Equador criou esse chocolate que é feito de 81% de cacau. To’ak, no antigo dialeto equatoriano, significa 'terra' e 'árvore', e uma barra desse pecado custa cerca de 170 euros!

Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório