Meteorologia

  • 16 AGOSTO 2018
Tempo
26º
MIN 21º MÁX 29º

Edição

O consumo de vinagre de cidra faz isto ao seu corpo

O vinagre de cidra está a tornar-se cada vez mais popular, e em todo o mundo é celebrado por chefs, nutricionistas e gurus do fitness. Mas entre mitos e factos será que realmente sabemos o que vinagre de cidra faz ao organismo?

O consumo de vinagre de cidra faz isto ao seu corpo
Notícias ao Minuto

07:00 - 20/04/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Nutrição

Os fãs deste tempero atribuem-lhe inúmeras qualidades e a capacidade de curar vários males, incluindo do estômago, azia, constipações, de acabar com a caspa e até de manter afastadas o aparecimento de doenças como o cancro ou do coração.

Todavia, será que a excelente reputação do vinagre de cidra é de facto justificada? De acordo com a revista norte-americana TIME, é isto que o consumo regular deste condimento faz ao seu corpo:

Ajuda a regular o açúcar no sangue

Em indivíduos que sofram de diabetes de tipo 2 ou de pré diabetes, várias pesquisas já demonstraram que beber uma colher ou duas deste vinagre diariamente, juntamente com outros alimentos ou refeições, reduz os níveis de açúcar na corrente sanguínea, aliás mais do que ingerir comida com água.

Impede o aumento de peso

O ácido acético, presente no vinagre de cidra, ajuda à expulsão de matéria gorda por parte do organismo. Estudos prévios indicam que beber cerca de um grama todos os dias pode contribuir para a perda e manutenção de peso.

Promove a produção de bactérias intestinais ‘boas’

Em estudos realizados em roedores, o consumo do ácido cético do vinagre demonstrou promover o crescimento deste tipo de bactérias, necessárias ao bom funcionamento do organismo. Se o mesmo acontecer nos humanos, ingerir este liquido pode favorecer a digestão dos alimentos.

Atenção

Porém, a verdade é que outros tipos de vinagre também poderão ter os mesmos efeitos para a saúde, e ainda não há conclusões definitivas se realmente o consumo da variante de cidra protege o coração ou ajuda a prevenir o cancro. Ou seja, o vinagre de cidra, não é uma substância milagrosa, mas pode ser uma opção saudável para adicionar à sua dieta.

É assim que o deve ingerir: não o beba diretamente da embalagem, já que a acidez pode corroer o esmalte dos dentes e magoar a garganta. Beba sim, uma vez por dia, duas colheres de vinagre misturadas com uma colher de mel, diluídas numa chávena de água morna. Ou obviamente coloque-o na salada!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.