Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Foi criado um plástico que brilha na presença de bactérias perigosas

O objetivo é identificar rapidamente comida contaminada, prevenindo doenças que advêm do consumo de bactérias como a E. Coli.

Foi criado um plástico que brilha na presença de bactérias perigosas
Notícias ao Minuto

14:15 - 19/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Bactéria

Bastam dois dias no frigorífico para que o arroz se torne num ambiente propício ao desenvolvimento da Escherichia Colia, ou apenas E. Coli. Esta é uma bactéria bastante comum que se desenvolve através de comida ou espaços sujos, por exemplo.

O seu risco de contaminação não é o mais conhecido, e o facto de ser de difícil identificação torna a sua prevenção mais complicada. Como forma de responder a esta questão, o grupo de investigação da Universidade McMaster, no Canada, liderada pelo engenheiro químico Carlos Filipe, criou um plástico que alerta para a presença de várias bactérias perigosas para o organismo humano – e de animais – ao brilhar sempre que deteta que a comida está contaminada.

Após o presente estudo, publicado este mês, o próximo passo para os cientistas será alargar o efeito do plástico a outras bactérias como salmonella.

O resultado da investigação é apontado como essencial para a conserva alimentar, já que a sua contaminação mata cerca de 420.000 pessoas a cada ano.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório