Procurar

Cães e humanos são bastante próximos graças ao ADN semelhante

O projeto foi conduzido por pelo biologista português Luís Coelho, que pertence ao Laboratório de Biologia Molecular Europeia, na Alemanha.

Cães e humanos são bastante próximos graças ao ADN semelhante

© iStock

Mariana Botelho
19/04/2018 12:30 ‧ há 7 anos por Mariana Botelho

Lifestyle

Animais

Muitos defendem que os cães desenvolvem caraterísticas semelhantes à dos seus donos. Com menos especificidade, é também comum a ideia de que os cães têm personalidade, o que leva à grande aproximação e amizade que desenvolvem para com os seus donos.

Tais aspetos são confirmados pela ciência, nomeadamente através de uma análise feita ao DNA microbiano destes animais, onde é possível verificar a evolução biológica do organismo.

Do referido estudo, foram confirmadas diversas semelhanças entre os genes dos cães e dos humanos, nomeadamente no microbioma – conjunto de bactérias que apoiam o processo de digestão e metabólico e se encontra nos intestinos.

A análise contou com uma amostra de 129 cães dos quais 64 contavam com mais de um milhão de genes microbióticos semelhantes aos do ser humano. As raças onde tal foi mais comum foram os Beagles e Retrievers.

Outra conclusão do estudo relaciona-se com alterações feitas na dieta alimentar, que tem os mesmo efeitos na bactéria intestinal dos humanos e caninos. Um aspeto importante, já que facilita a prevenção de obesidade e outros problemas alimentares que afetam também os cães e pode ser evitado da mesma forma que se previne nos humanos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10