Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Sabe o que acontece ao seu corpo quando não vai à casa de banho?

O hábito pode resultar em graves problemas de saúde.

Sabe o que acontece ao seu corpo quando não vai à casa de banho?
Notícias ao Minuto

09:30 - 19/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Fisiologia

Ir à casa de banho é uma necessidade fisiológica tão comum quanto comer, mas nem sempre ouvimos o nosso corpo neste sentido. O ‘vou daqui a pouco’ ou ‘Eu aguento’ são pensamentos comuns sobre os quais se desconhece as consequências que, caso as viva, fará certamente arrepender-se de ter negado algumas simples idas à casa de banho.

Comecemos pelo caso mais grave: Ao ignorar a vontade de urinar, a sua bexiga pode, literalmente rebentar, passando a urina para o abdómen que obriga a uma cirurgia de emergência – este é, ainda assim, um caso pouco frequente. Mais comum de acontecer é a sua bexiga estender-se, perdendo força muscular, nestes casos, a consequência passa pela incontinência urinária e dificuldade em urinar (mesmo que tenha vontade).

Infeção urinária é também um problema que pode advir desta prática. Ao adiar várias idas à casa de banho, propicia o desenvolvimento de bactérias que crescem e se desenvolvem rapidamente. O problema pode ser identificado pelo escurecimento da urina e cheiro bastante forte. Se tal lhe acontecer, a solução terá de passar por antibióticos.

Não só a bexiga como também os rins são afetados por esta má prática como faz prova a pedra nos rins. São formadas por partículas presentes no sangue que cristalizam com o passar do tempo, durante o qual o organismo não conta com as melhores práticas. Acontece normalmente em que não se hidrata e causa fortes dores quando tais cristais são expulsos através da urina. Também aqui a cirurgia é uma frequente solução, quando se trata de casos mais avançados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório