Meteorologia

  • 17 AGOSTO 2018
Tempo
25º
MIN 24º MÁX 26º

Edição

O que faz da banana o fruto obrigatório?

É errada a ideia de que a banana é um fruto demasiado gordo que deve ser evitado.

O que faz da banana o fruto obrigatório?
Notícias ao Minuto

08:45 - 19/04/18 por Mariana Botelho 

Lifestyle Fruta

Sim, a banana é rica em açúcares e algumas calorias – se se comparar com outras frutas. Está entre os frutos mais açucarados, apresentando cerca de 120 calorias e 17 gramas de açúcares por peça – mais do dobro que uma taça de morangos por exemplo.

Apesar disso, “ninguém engorda ou desenvolve diabetes por comer demasiadas bananas”, explica Jessica Bihuniak, professora auxiliar em Clínica Nutricional.

Nem a banana nem qualquer outro fruto tem este efeito. Pelo contrário, conta com inúmeros nutrientes e outros benefícios que, quando conhecidos, tornam ainda mais fácil a inserção de tais alimentos na rotina alimentar diária.

A banana é rica em hidratos de carbono, alguns dos quais sob a forma de fibra dietética. Cada peça desta fruta conta com 15% da dose diária recomendada deste componente. Outro tipo de hidrato de carbono é o amido resistente, responsável pelo sabor adocicado. Por ser de difícil digestão, este carbohidrato reduz a quantidade de açúcar que é libertada para o sangue, ajudando assim a controlar o açúcar presente no sangue.

Ainda, a banana é reconhecida pela quantidade de potássio com que conta, ideal para o sistema sanguíneo e consequentemente frequência cardíaca e nervosa, bem como função muscular. O seu consumo garante o equilíbrio no organismo entre este e o sódio.

Segundo a especialista, o consumo diário recomendado de potássio é de 4700 mg – dose que será facilmente garantida se da sua dieta fizer parte a banana, além de outros alimentos ricos em potássio como legumes, vegetais, lacticínios e frutos secos.

Por último, este fruto é rico em vitamina B6, essencial para o bom estado do sangue para que se evite o risco de ataque cardíaco ou coágulos de sangue, por exemplo.

Quanto ao açúcar, importa distinguir o que encontramos na fruta do açúcar refinado, que encontra adicionado em bolos ou refrigerantes – este sim, desaconselhado.

E se tudo isto não chegar, pense na praticidade da banana enquanto snack a comer fora de casa, além de toda a sua versatilidade em receitas desde gelado a parte do pequeno almoço.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.