Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Afinal comer sushi é saudável? Tudo o que tem de saber

A culinária japonesa, nomeadamente o sushi, tem se popularizado nos últimos anos e há quem não hesite em declarar-se como um autêntico viciado neste tipo de comida. Arroz, atum, salmão… alimentos saudáveis, certo? Ou será que não... atenção!

Afinal comer sushi é saudável? Tudo o que tem de saber
Notícias ao Minuto

20:00 - 18/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mitos

O sushi tem a reputação de ser um tipo de comida saudável”, diz a nutricionista e professora na Mayo Clinic, Katherine Zeratsky, em declarações à revista norte-americana Time.

Afinal, o sushi tradicional têm todos os nutrientes tipicamente atribuídos a uma alimentação dita sadia: recheado com peixe fresco, embrulhado em algas e servido em pequenas porções. Todavia, Zeratsky avisa: “Não espere emagrecer se come constantemente rolinhos de sushi – simplesmente não vai acontecer!”

A especialista explica que um dos principais problemas associados ao consumo de sushi está relacionado o controlo das porções.

Mais ainda, apesar do seu aspeto compacto, o sushi tem geralmente muitas calorias: um único prato, que inclua entre seis a nove peças pode conter até 500 calorias, alerta a nutricionista Isabel Maples.

“Os nossos olhos enganam-nos. Visualizamos pequenos rolos de sushi, alimentos como arroz, salmão ou atum e acreditamos que estamos a ingerir poucas calorias. Mas o que vemos não equivale ao que se passa nutricionalmente dentro do nosso organismo, quando consumimos estes alimentos”, afirma Maples.

“E não estou a ter em consideração os pedidos adicionais de rolinhos, de aperitivos e de entradas, molhos ou o saquê”, acrescenta.

A maioria das calorias extra do sushi está no arroz, que leva ingredientes adicionais para que os grãos permaneçam juntos. Zeratsky explica que esse arroz mantém essa forma devido à adição de vinagre e de açúcar. Mais ainda, durante o processo de confeção e de cozedura aquela mistura doce é compactada, o que significa que em apenas um prato de sushi pode estar a consumir mais de metade de uma embalagem de arroz.

“O que vemos no prato é deveras enganoso. É difícil discernir qual é a quantidade real de arroz que estamos a consumir – arroz este que ainda por cima tem açúcar”, diz a nutricionista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório