Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

Estes (comuns) hábitos de sono podem indicar problemas de saúde

Manter uma boa rotina de sono é o primeiro passo para os evitar.

Estes (comuns) hábitos de sono podem indicar problemas de saúde
Notícias ao Minuto

12:52 - 18/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

Se há comportamentos durante a noite que caraterizam o seu sono, desde ressonar ao bruxismo, poderá querer dizer que sofre de algum problema de sono.

Em casos graves, distúrbios de sono são difíceis de tratar pelo que devem ser diagnosticados mal se aperceba do problema. Para tal, peça ao seu parceiro para avaliar o seu sono durante a noite ou filme-se a si próprio enquanto dorme – tal não é apenas necessário nos casos de apneia do sono.

Insónia: O problema não se refere apenas aos casos em que não se consegue dormir, mas também aos que têm grande dificuldade em acordar. Por vezes o problema resolve-se apenas com um ambiente calmo e limpo, indicado a uma boa noite de sono. Noutras situações, contudo, é necessário um tratamento mais complexo, com medicação. O problema surge da difícil identificação da origem do problema.

Ressonar: Diz o leaf que 40% dos homens e 20% das mulheres sofrem deste problema. As principais causas são o envelhecimento, ganho de peso, problemas nasais, entre outros fisiológicos.

Apneia do sono: Descreve-se como a incapacidade de respirar que resulta em disrupção de sono e exaustão. Cortar no álcool e perder peso é o primeiro passo para prevenir este problema que frequentemente, mas nem sempre, está associado ao hábito de ressonar.

Síndrome de pernas irrequietas: Quando, durante a noite, sente um desconforto nas pernas que só passa quando as mexe, poderá sofrer deste síndrome. A causa para este problema ainda não foi identificada, mas algumas possibilidades apontam o levantar constante a meio da noite.

Bruxismo: Descreve-se como o ato de ‘mastigar’ e ranger os dentes. Embora não seja propriamente um distúrbio de sono, é normalmente durante a noite que se manifesta. É possível que o problema se desenvolve pela falta de ferro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório