Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Derrete-se quando vê animais? Este é o motivo

De acordo com a médica Therese Rhen, docente na Universidade de Ciências Agrícolas da Suécia, tal acontece porque especialmente os cachorros e os gatos recém-nascidos provocam a mesma reação na psique humana do que ver um bebé. Lá está… parecem-se com eles.

Derrete-se quando vê animais? Este é o motivo

"Muitos dos mamíferos bebés parecem suscitar uma vontade de cuidado e uma necessidade de proteção por parte dos humanos. Provavelmente, isto acontece devido aos traços desproporcionais da maioria destes mamíferos, que se assemelham aos dos bebés humanos, incluindo a cabeça e olhos grandes", explica.

Já em 1946, o etologista Konrad Lorenz tinha definido o chamado ‘condicionamento de bebé’, segundo o qual os animais bebés, que dependem dos seus progenitores, têm traços semelhantes aos dos humanos – nomeadamente, são gorduchos e têm olhos esbugalhados. Algo que os torna mais atraentes e sedutores e como tal, de um ponto de vista evolutivo, aumenta as suas hipóteses de sobrevivência.

Inclusive, vários estudos sugerem que ao longo do tempo os gatos foram alterando a forma como miam de modo a imitar o mais possível o choro dos bebés – optando por um tom mais agudo, capaz de captar a nossa atenção.

A conclusão é simples, de acordo com Rhen: “A evolução tornou-nos predispostos a querermos cuidar de bebés. Por exemplo, essa predisposição afeta a nossa relação com os cães ou com os gatos. O contacto com estes bichos provoca ainda a libertação de oxitocina, uma hormona que é fundamental no estabelecimento de conexões emocionais e que promove o bem estar”.

Agora já sabe de onde vem todo 'esse' amor...

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório