Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Estilo de vida dos pais mesmo antes da conceção afeta saúde das crianças

Novas pesquisas indicam que os pais devem ter em atenção problemas como a obesidade, o consumo de álcool e o tipo de nutrição que fazem, inclusive antes de conceberem, já que estes elementos podem influenciar a saúde da criança mesmo na idade adulta.

Estilo de vida dos pais mesmo antes da conceção afeta saúde das crianças
Notícias ao Minuto

06:10 - 18/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Atenção

O novo estudo publicado em três diferentes ensaios científicos no periódico The Lancet, baseou-se em pesquisas anteriores e na análise de mulheres de idades compreendidas entre os 18 e os 42 anos, no Reino Unido e na Austrália.

O projeto de investigação explorou a definição do conceito de ‘período de pré conceção’, que usualmente tem em conta os últimos três meses antes do concebimento do bebé.

Todavia, os investigadores manifestaram que esse período não tem em consideração os meses e anos durante os quais os indivíduos deveriam ‘preparar’ e melhorar a sua saúde em antecipação à gestação.

“O período de pré conceção é uma altura crítica para os futuros pais, já que o seu peso, metabolismo e dieta podem influenciar o risco de desenvolvimento de doenças crónicas nos filhos”, explica a professora e coordenadora do estudo Judith Stephenson, investigadora no University College London, no Reino Unido.

Pesquisas anteriores já tinham sublinhado a correlação entre fumar, elevado consumo de álcool e de cafeína, obesidade e má nutrição, durante a pré conceção, com o risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares nos bebés, de doenças metabólicas, imunológicas e neurológicas mesmo posteriormente em idade adulta.

O novo estudo analisou o tipo de nutrição de 509 mulheres e concluiu que 96% das mulheres apresentavam défices no consumo de alimentos com ferro e folato, quando já planeavam engravidar.

Com estes dados em mente, os investigadores acreditam que mais deve ser feito, pelos centros de saúde e hospitais, para aumentar a consciencialização acerca do que o período pré gestacional requer a nível de saúde tanto dos homens e das mulheres que pretendem ser pais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório