Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Exercício físico contraria tendência genética para doenças cardíacas

Tanto o treino cardiovascular como o de força são indicados.

Exercício físico contraria tendência genética para doenças cardíacas
Notícias ao Minuto

13:00 - 17/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Doença

Que o exercício físico faz bem à saúde e previne inúmeros problemas, todos sabemos. A prática de atividade física é aconselhada de forma específica a inúmeros casos, desde atletas profissionais a idosos ou indivíduos com pouca mobilidade, como provam incontáveis estudos.

Poucos dados há, no entanto, a especificar o caso da percentagem populacional que conta com risco de doenças cardiovasculares acima da média. Esta semana foi publicado um estudo que esclarece esta questão. Que papel tem o exercício físico no caso de quem conta com o gene que o propicia a desenvolver a doença?

Antes de mais, importa esclarecer que doenças como o cancro, diabetes doenças cardíacas ou outras auto-imunes resultam de fatores genéticos, estilo de vida e ambiente que rodeia cada indivíduo.

A resposta adveio do acompanhamento próximo a um grupo de participantes entre os 40 e os 69 anos, com risco genético associado a doenças, por um período de 10 a 15 anos, que reportaram aos cientistas toda a sua atividade física bem como os dados recolhidos pelo rastreador de atividade usado por cada indivíduo. Daqui se concluiu que, quanto mais frequente era a atividade física praticada, menor o risco de desenvolver diversos problemas como fibrilação arterial ou doença da artéria coronária.

Dadas as vantagens associadas à prática de exercício físico, o presente estudo pode não parecer o mais surpreendente, contudo, é para os cientistas relevante já que até então não se havia comprovado quantitativamente os benefícios do exercício físico praticado por quem conta com tal risco genético. Eis mais uma prova de que ‘carregar’ o gene de risco de doenças cardíacas não é uma sentença de morte e pode facilmente ser contrariado com um estilo de vida saudável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório