Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Vício da internet é tão grave quanto a dependência de uma droga

O constante estado online parece ser uma realidade sem volta a dar para a sociedade atual.

Vício da internet é tão grave quanto a dependência de uma droga
Notícias ao Minuto

09:51 - 17/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dependência

Estamos constantemente online. O smartphone parece ser, atualmente, uma ferramenta indispensável a qualquer tarefa diária ou para simples entretenimento. Ainda que nem todos ao mesmo nível, fazer scrolling no feed de redes sociais é tarefa tão mundana e rotineira que o fazemos constantemente após um dia de trabalho em frente ao ecrã, mesmo que não encontremos nada de interessante num feed pintado a paisagens, viagens, frases inspiradoras e fotos a cafés.

Apesar disso, nem sempre nos passa pela cabeça a ideia de ‘porque é que estou a perder o meu tempo?’ - Fazemo-lo, mesmo sabemos que não é saudável. Mas o problema está quando o tempo ‘agarrado’ ao telemóvel é excessivo, uma realidade cada vez mais comum e que mereceu ser analisada por cientistas da Plos One.

O grupo de investigadores contou com uma amostra de 144 participantes que passavam entre três a nove horas no computador ou smartphone, principalmente em redes sociais ou compras online. Depois de duas horas de uso de internet, os cientistas mediram a pressão arterial e batimento cardíaco da amostra concluindo que, aqueles que passavam normalmente mais tempo na internet, apresentavam efeitos semelhantes aos que surgem após o uso de substâncias como álcool, cannabis ou ópio. Em termos psicológicos, o proibir o uso de internet refletiu-se em estados de ansiedade e mau humor, no mesmo grupo de participantes.

Tais resultados comprovam os perigos que advêm de um uso desmedido da internet, que resultam em graves problemas associados a um estado de stress elevado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório