Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Pessoas mais preguiçosas são mais inteligentes (sim, sim... relaxe)

De acordo com um novo estudo, pessoas com maior capacidade cognitiva também estão mais predispostas a passar os dias simplesmente a relaxar, por exemplo no sofá ou na esplanada, em vez de praticarem exercício físico.

Pessoas mais preguiçosas são mais inteligentes (sim, sim... relaxe)
Notícias ao Minuto

20:00 - 16/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Estudo

O novo estudo publicado no Journal of Health Psychology, indica que quem prefere não passar a maioria do tempo a pensar ou a entreter dilemas mentais tende a ser mais fisicamente ativo, as pessoas mais inteligentes preferem exercitar a mente e não o corpo.

Os investigadores analisaram os níveis de atividade física de 60 alunos, divididos previamente em dois grupos: aqueles que necessitavam de altos níveis de cognição (NFC) e outros que não. Os autores do estudo caraterizaram NFC como “uma tendência para participar e apreciar tarefas cognitivas mais exigentes”.

Por exemplo, indivíduos que gostam de fazer puzzles mais complexos, geralmente têm um NFC mais elevado, explicou Todd McElroy, professor na Universidade Florida Gulf Coast e um dos coordenadores daquele projeto de investigação. Já quem dá preferência a tarefas mais mundanas, que não estimulam tanto a mente, têm um NFC mais reduzido.

Durante uma semana, os indivíduos foram monitorizados eletronicamente através de um aparelho que lhes foi colocado no pulso e que media a sua atividade física a cada 30 segundos.

O estudo recolheu aproximadamente 20 mil dados informativos relativamente a cada voluntário. Segundo McElroy quando comparam os níveis de atividade, ou falta deles, em ambos os grupos, os investigadores detetaram diferenças substanciais: o grupo com menores níveis de NFC mexia-se em média mais, diariamente, comparativamente ao grupo caraterizado por índices elevados de NFC.

De acordo com o professor uma das principais inferências a reter é o facto do estudo contrariar a perceção negativa do ‘não fazer nada’. “Só porque alguém parece ser preguiçoso ou aquilo que as pessoas chamam de ‘preguiçoso’, não quer dizer que mentalmente não esteja a trabalhar meticulosa e arduamente”.

McElroy aponta a necessidade de pesquisas adicionais que abordem e investiguem o que de facto as pessoas fazem quando não estão a ser fisicamente ativas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório