Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Medicamento em estudo promete rápidas melhorias no estado depressivo

Cientistas garantem que a investigação agora apresentada é mais um passo para que a Ketamina seja prescrita como medicamento pelo Serviço Nacional de Saúde.

Medicamento em estudo promete rápidas melhorias no estado depressivo
Notícias ao Minuto

13:45 - 16/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Depressão

A ketamina é conhecida como ‘droga das festas’, com efeitos semelhantes aos da cocaína, mas está licenciada como anestésico.

A polémica droga foi ponto de partida para um grupo de estudantes de psiquiatria da Escola de Medicina de Yale e um grupo de investigação da companhia Johnson & Johnson que acredita ser este o caminho para a cura da depressão.

Os dados agora publicados no Jornal Americano de Psiquiatria basearam-se na observação de um grupo de 68 indivíduos em estado depressivo com risco de suicídio. Toda a amostra contou com acompanhamento médico e toma de antidepressivos, mas apenas a metade foi dada ketamina, por via nasal, com spray.

Ao fim de quatro semanas de tratamento foi notória a rápida melhoria por parte dos que tomaram a droga, cujos efeitos de redução do estado depressivo foram apontados aos 25 dias de tratamento. Por isso, e sendo que a maioria dos anti-depressivos demoram pelo menos seis semanas a fazer efeito, os investigadores acreditam ser esta a solução para o tratamento inicial da depressão que requer melhorias o mais rápido possível.

Apesar das referências negativas à droga, e embora seja necessário analisar mais a fundo os efeitos secundários deste medicamento, os cientistas apontam que não há casos de dependência à ketamina, mais um aspeto positivo que se junta à forma de administração do medicamento que é mais eficaz e bastante mais económica que o tratamento intravenoso. Em estudos anteriores já se havia analisado a possibilidade de administração da droga via oral, contudo, o processo até que a droga chegue ao sangue é demasiado demorado para o que se pretende.

Neste sentido, o presente estudo é apontado como bastante relevante, tanto pela confirmação de dados como pela 'nova' forma de administração do medicamento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório