Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

A caminho de uma maratona? Há erros (comuns) a evitar

Depois de toda a preparação para a prova, tudo o que não vai querer é por a performance em causa por um simples erro.

A caminho de uma maratona? Há erros (comuns) a evitar
Notícias ao Minuto

10:30 - 16/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Corrida

Quem já faz das maratonas uma ‘rotina’ está mais que preparado. Sabe exatamente o que vestir, o que comer, como dormir, como alongar e até quando ir à casa de banho. Tudo está estudado e planeado para que não haja nenhum obstáculo inesperado durante os 42km que vai correr.

Para quem é novo nestas andanças do mundo da corrida, seja para os 42km ou mesmo uma prova mais pequena e igualmente desafiante, como uma meia maratona, há comuns erros que podem por em causa a sua performance na prova para que tanto treinou.

Alterar de calçado antes da corrida é o primeiro erro. Mesmo que invista no melhor calçado de corrida, há que dar tempo ao pé para se adaptar à nova sapatilha. Faça o investimento antes dos treinos ou então deixe a compra para mais tarde, e corra com aquele calçado que o acompanhou durante os treinos.

Outro aspeto que não deve alterar antes da prova é a sua alimentação. Provavelmente vai ler o testemunho de outros corredores e poderá deparar-se com algum ‘truque infalível’ que funcione para alguns. Cada organismo é diferente, assim como serão as respostas a certos alimentos ou rotinas alimentares. Se nunca a testou, não arrisque fazê-lo na véspera da corrida.

Treinar demasiado antes da prova é outro erro bastante comum. O corredor quer garantir que está na sua melhor forma no dia da prova mas, para tal, importa não descurar do descanso. Se quer fazer algo pelo seu corpo na véspera da maratona, pratique um pouco de Yoga.

Relaxar o corpo desta forma é aconselhado, já uma massagem antes da prova, não o é. Embora relaxante, a massagem está também a forçar os músculos que pedem repouso. É por isso aconselhado que, se for fazer uma massagem desportiva, marque-a para pelo menos quatro dias antes da prova, de modo a recuperar na totalidade.

Por último, e embora não diga respeito à véspera da prova em específico, comparar tempos com outros corredores é outro erro comum entre praticantes. Cada plano de treino é diferente. Mesmo que tenha o mesmo objetivo de tempo máximo que outro corredor, tente não se focar em nenhum plano de treino além do seu. Durante a prova, é apenas consigo mesmo que vai competir. Foque-se na meta e ponha em faça valer toda a sua preparação de corrida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório