Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Cortar nos lacticínios pode levar à intolerância a lactose

É a resposta do organismo à falta ou excesso do alimento.

Cortar nos lacticínios pode levar à intolerância a lactose
Notícias ao Minuto

19:45 - 13/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Lactose

Se cortou no açúcar, fez bem. E se cortou nos hidratos de carbono simples, como pão branco, também. Há alimentos pouco saudáveis que não fazem falta à alimentação diária do ser humano, podendo ser facilmente substituídos por outros mais indicados e consumidos apenas em situações pontuais como um jantar em casa de amigos.

Mas a limitação de alimentos torna-se, por vezes, demasiado restritiva, como acontece com o glúten, por exemplo, que não é má para a maioria dos indivíduos, a não ser que sofra de intolerância a esta mistura de proteínas.

A desnecessária exclusão de alimentos que não são prejudiciais para o organismo de um indivíduo saudável pode, pelo contrário, trazer consequências negativas. Sobre tal caso, o The Independent aponta a probabilidade de se tornar intolerante a lactose caso exclua qualquer lacticínio da sua alimentação.

A exclusão do leite e outros lacticínios é uma medida cada vez mais adotada, por quem vem substituindo o seu consumo por bebidas vegetais. Como resultado, é comum a opinião de que a digestão é mais fácil, assim como o processo de emagrecimento e o alcance de uma pele com melhor aspeto.

Nem todos estes aspetos podem, todavia, ser generalizados, já que em muitos casos falamos da comum ‘má digestão de lactose’, que se deve à baixa produção de lactase, enzima que elimina a lactose.

De facto, tal enzima é, com o avançar da idade, cada vez menos produzida, o que leva a crer que o ser humano carece de um consumo de lacticínios cada vez menor à medida que cresce. A par da natural diminuição de tal produção, a eliminação de lacticínios leva o organismo a concluir que não precisa de produzir lactase, deixando de o fazer.

Ao reintroduzir leite e produtos do género na sua rotina alimentar, será natural que o corpo não esteja preparado, apresentando-se como intolerante. Assim, se quer voltar atrás com a decisão de ‘nunca mais beber leite’, faça-o gradualmente e tenha em consideração que alimentos como iogurtes ou queijo contam com uma percentagem muito menor de lactose do que o próprio leite.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório