Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Proteína completa ou incompleta? Saiba o que consome

Nem toda a proteína funciona do mesmo modo, mas o que é que isso significa para o corpo humano?

Proteína completa ou incompleta? Saiba o que consome
Notícias ao Minuto

19:00 - 12/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Proteína

Sabe que há vários tipos de proteína? Aquela apontada como completa conta com os nove aminoácidos essenciais que o corpo carece para construir e reparar os tecidos do nosso corpo, esclarece a Time.

Salvo algumas exceções, a proteína completa é de origem animal, como carne ou ovos, e a incompleta, de origem vegetal, como os brócolos. A chia e a quinoa são exemplos que fogem à regra, já que não são de origem animal mas são considerada proteínas completas. No caso destes últimos, não garantem o consumo de todos os aminoácidos. A questão é: precisamos todos de ingerir estes compostos de forma minuciosamente completa?

A resposta é não, ainda assim, muitos são os que acreditam que, ao ingerir proteína através de vegetais, como acontece no caso de vegetarianos ou vegans, importa completar a alimentação com suplementos protéicos.

Em vez disso, uma alimentação variada e completa será, à partida, suficiente, já que os aminoácidos em falta na proteína vegetal são encontrados noutros alimentos como arroz ou feijão. Sabendo isso, não se preocupe demasiado em montar um puzzle de aminoácidos ou outros nutrientes em qualquer refeição que faça – variar a alimentação irá, à partida, chegar para responder a todas as necessidades do organismo. Completa ou incompleta, a proteína sim, é algo que deve sempre ter presente nas principais refeições.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório