Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Os segredos para combater a insónia (ditos por quem sabe)

Depois de tomar consciência de que os episódios de noite em branco se vão repetir, é altura de aprender a dar a volta à situação.

Os segredos para combater a insónia (ditos por quem sabe)
Notícias ao Minuto

17:23 - 12/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Sono

Esqueça os comprimidos. As noites sem conseguir dormir atormentam-no, mas há simples mudanças na sua rotina que deve experimentar antes de passar às ‘drogas’, a começar com aquilo que janta. Há alimentos que propiciam o sono como atum ou nozes. Considere focar-se neles para uma boa noite de sono. Além disso, é claro, nada de refeições demasiado pesadas antes de se deitar.

Preparar o quarto para o sono ideal é também importante. Segundo um estudo sobre ambientes de interiores e saúde, um grupo de cientistas provou que dormir com a porta aberta é vantajoso para o sono, já que ventila o ar e garante a temperatura ideal para dormir. Embora seja um fator importante, os lençóis que utiliza também devem ser indicados para o seu caso. Se tiver frio ou calor, não vai certamente dormir bem.

Preparado o ambiente, resta-lhe deitar-se ‘a tempo’ de garantir as horas de sono que o corpo carece. Se sabe que normalmente demora meia hora a adormecer e que precisa de dormir oito horas, deverá deitar-se oito horas e meia antes de o despertador tocar.

Na hora de acordar, esqueça os ‘mais cinco minutos’. É preciso criar uma rotina, e habituar o corpo à (difícil) tarefa de se levantar àquela hora específica em que o despertador toca.

E se, em algumas noites, tudo isto não for suficiente para evitar que acorde a meio da noite, evite despertar o sono demasiado. Regule a temperatura do quarto, deite-se e tente relaxar ao abstrair-se de pensamentos do trabalho ou outros assuntos que o stressem. Além disso, evite os ecrãs: não há nada o Instagram às 3 da manhã que valha o seu sono.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório