Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Quanto mais tardia for a menopausa, menor é o risco de demência

O estudo inédito britânico apurou que as mulheres que entraram na menopausa mais tardiamente registaram melhores resultados na realização de testes de memória verbal.

Quanto mais tardia for a menopausa, menor é o risco de demência
Notícias ao Minuto

08:30 - 12/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mulheres

Os testes, que foram realizados em 1,315 mulheres, concluíram que quem entrou na menopausa naturalmente, mas mais tarde, desempenhou melhor nos testes de memória verbal facultados.

A menopausa, que é definida como a idade na qual ocorre o último ciclo menstrual, começou em média, para as mulheres envolvidas no estudo, aos 51 anos e meio.

A autora do projeto, a professora Diana Kuh, no University College London, no Reino Unido, disse: “É possível que os resultados destes testes possam traduzir-se num risco menor de desenvolvimento de demência no futuro”.

Para o teste de memória verbal, foi pedido às participantes que se recordassem de uma lista de 15 objetos em três ocasiões distintas, com uma pontuação máxima de 45.

Aos 43 anos, as voluntárias conseguiram, em média, lembrar-se de 25,8 palavras. Já aos 69 anos, recordavam-se somente, em média, de 22,3 palavras.

A professora Kuh, acrescentou: “A diferença nos resultados não foi muito significativa, mas é possível que esta pequena vantagem possa transplantar-se no futuro para uma probabilidade mais diminuta de aparecimento de doenças degenerativas mentais. Porém, serão necessárias mais pesquisas”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório