Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Como evitar ou, na pior das hipóteses, livrar-se dos percevejos

Se a sua cama já está infestada, o melhor é livrar-te da praga antes que o afete a si também.

Como evitar ou, na pior das hipóteses, livrar-se dos percevejos
Notícias ao Minuto

21:00 - 11/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Insetos

Ainda que a picada de percevejos não seja perigosa e a infeção não se transmita de pessoa para pessoa, não é algo agradável, pelo que vale a pena todo o trabalho necessário para se livrar destes pequenos insetos que nos invadem o colchão.

Antes de mais, importa saber identificar o problema. Os percevejos adultos têm forma oval, cerca de 5 ou 6mm de diâmetro e um tom amarelo escuro ou acastanhado, aponta o The Independent. Uma infestação é normalmente identificada pelos ovos deixados junto às costuras do colchão, pequenas manchas de sangue nos lençóis que pressupõem que o inseto foi morto ou pequenos pontinhos ou ‘pó’ preto – que são os excrementos já secos.

Para se livrar deles, importa ir ao fundo da questão (uma limpeza superficial de nada servirá, pois o problema fica resolvido apenas momentaneamente). Lave toda a roupa infetada a 60º e, se possível, seque-a na máquina a pelo menos 30º.

Quanto ao colchão, aspire-o ao máximo e tape-o com plástico para impedir a entrada ou saída de mais insetos naquele ambiente. Se não se sente seguro – ou limpo – resta-lhe uma de duas opções: deitar fora o colchão ou contratar uma equipa de desinfestação. Só terá de pesar o que lhe sairá mais em conta.

Se chegou a ser picado, o que é bem possível, dada a utilidade dada ao colchão, saberá que o resultado são manchas avermelhadas por todo o corpo. Demoram alguns dias a desaparecer, e a medicação não acelera o processo, mas alivia a comichão sentida. Se, em vez disso, sentir dores ou aumento da vermelhidão, o melhor será consultar um médico dermatologista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório