Ainda que o caso seja mais alarmante nos Estados Unidos, a obesidade infantil é um problema grave comum a vários países, que acarreta problemas como diabetes e problemas cardíacos além de propiciar o excesso de peso na adolescência e fase adulta.
Pela natureza específica que a população infantil carece a nível médico, o Centro neurológico de cuidados de saúde e controlo de peso tem procurado identificar os fatores que determinam o sucesso da perda de peso em crianças.
Na mais recente investigação, os especialistas focaram-se nos riscos sociais e psicológicos que influenciassem o comportamento das crianças, bem como o seu sucesso na perda de peso já que foram vários os casos em que crianças perderam peso mas posteriormente recuperaram-no.
Segundo o estudo, stress financeiro, preocupações visíveis com o peso dos filhos e a própria saúde mental dos pais das crianças obesas são alguns dos fatores sociais que funcionam como barreira ao processo de perda de peso. Tal leva a crer que o tratamento nutricional passa, numa primeira instância.