Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Precisa de 200 horas para 'conquistar' um melhor amigo, diz a ciência

Ser considerado o melhor amigo de alguém é sem dúvida uma honra e um privilégio, mas os critérios e requisitos a cumprir para que alguém se encaixe nesse papel são complicados de definir e vagos, ou eram, até agora...

Precisa de 200 horas para 'conquistar' um melhor amigo, diz a ciência
Notícias ao Minuto

12:00 - 10/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Amizade

Jeffrey Hall, professor de ciências da comunicação e investigador da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, acredita que desvendou o segredo que leva a que uns se tornem melhores amigos e que outros nem por isso. Num artigo científico publicado no Journal of Social and Personal Relationships, o investigador definiu quanto tempo é necessário para se formar uma nova amizade, e para se alcançar as fases emocionais mais íntimas e profundas que advém desse relacionamento.

Numa pesquisa anterior Hall, já tinha concluído que o cérebro de uma pessoa é capaz de gerir ao mesmo tempo 150 amizades.

Hall e os seus colegas desenvolveram um programa digital capaz de avaliar o quão próximas as pessoas são com os seus amigos. Numa primeira fase do estudo, analisaram as respostas de 355 adultos que tinham mudado de zona habitacional nos últimos seis meses e que estavam à procura de fazer novas amizades.

Foi-lhes pedido que pensassem em alguém que tivessem conhecido após a mudança, e que considerassem como a amizade evoluíra. Confidenciaram o quão próximos eram dessa pessoa, quantas horas tinham passado juntos e ainda como classificariam aquela amizade, tendo em conta quatro categorias e se se tratava de um: conhecido, amigo casual, amigo ou amigo íntimo.

Através desses dados os investigadores conseguiram estimar o número de horas necessárias para que a amizade progredisse entre os vários estádios.

Numa segunda fase, foi inquirido a 112 caloiros daquela universidade acerca de duas pessoas que tivessem conhecido desde o começo do ano letivo, há duas semanas. Os investigadores acompanharam os alunos durante cerca de quatro a sete semanas de forma a observarem o desenvolvimento daquelas relações.

Os dados indicam que são necessárias entre 40 a 60 horas para se formar uma amizade casual, 80 a 100 horas para um relacionamento sólido de amizade e mais de 200 horas para que as duas pessoas se tornem de facto “melhores amigos”.

“É preciso dedicarmos tempo e atenção a alguém se querermos formar um tipo de relação mais íntima e cúmplice. Fazer amigos e socializar é uma das tarefas mais importantes da nossa vida - como disse Rousseau 'somos animais sociais'”, diz o professor.

As pessoas mais jovens fazem amigos mais facilmente, segundo Hall. “Tal como as paixões e os amores, estas amizades são rápidas e profundas – pelo menos enquanto duram”.

Para o investigador não se pode forçar ninguém a gostar de outrem ou a ser seu amigo, porém um dos passos fundamentais para se estabelecer laços afetivos duradouros é “a quantidade de tempo que se passa com alguém: cara a cara, convém lembrar, e não apenas através das redes sociais”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório