Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Pode não gostar, mas há benefícios em ter pele oleosa

Esta é uma forma natural de proteger a pele e, como tal, tem benefícios associados.

Pode não gostar, mas há benefícios em ter pele oleosa
Notícias ao Minuto

07:00 - 10/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dermatologia

Pele oleosa é, como o próprio nome indica, um tipo de pele em que é mais propícia a produção de óleos naturais, que todos os seres humanos produzem embora em diferentes concentrações.

Quando o nível de oleosidade é demasiado elevado, o resultado é uma pele com acne, que se produz não só devido ao óleo do rosto como à presença de bactérias nesta zona do corpo. Contudo, no caso de uma pele dita ‘normal’ ainda que apontada como oleosa, são diversos os benefícios apontados por especialistas que estudam esta produção natural.

Para começar, a sua função é a de proteger a pele, o que acontece, também, ao garantir a hidratação cutânea, que não é totalmente evaporada graças à ‘camada’ de oleosidade. Quando a sua produção não e exagerada, a oleosidade garante também proteção contra micróbios, bactérias e fungos o que, consequentemente, evita certas irritações como borbulhas, por exemplo.

Ainda, e embora não substitua o uso de protetor solar, garante alguma proteção da pele quanto aos raios solares.

Apesar das vantagens, muitos são os que fazem por se livrar desta caraterística, razão pela qual especialistas dermatológicos apontam formas de se melhorar os níveis de oleosidade da pele sem a eliminar por completo.

Porque conhecer o que propicia a sua produção é a melhor forma de o evitar, saiba que stress e calor em demasia são ambientes propícios à criação de óleo da pele. Também a limpeza excessiva do rosto leva a uma pele mais oleosa já que o organismo irá sentir-se pouco protegido e tentará contrariar a tendência. Em vez de a lavar demasiadas vezes, durante o dia, opte pelo uso de uma toalha de papel por exemplo.

Por fim, o uso de produtos de limpeza bem como de cosmética específicos para uma pele oleosa impedem que a pele apresente um aspeto demasiado brilhante e muito oleosa.7

Apesar de este ser um problema comum, principalmente nos homens (tendência contrária à que se verifica na puberdade), importa referir que as caraterísticas da pele mudam à medida que o ser humano envelhece sendo que a altura em que a pele tende a ser mais oleosa é entre os 26 e os 40 anos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório