Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Alguns truques que ajudam a causar uma boa primeira impressão

Ter atenção e honestidade com a pessoa que você está se relacionando é primordial

Alguns truques que ajudam a causar uma boa primeira impressão
Notícias ao Minuto

19:13 - 07/04/18 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Relacionamentos

A primeira impressão é (quase sempre) a que fica, pois, explica os psicólogos,  os julgamentos iniciais sobre uma pessoa dificilmente são desfeitos e, mesmo que outras informações contradigam a opinião formada no primeiro momento, ela permanece por muito tempo.

Por isso, o ideal é evitar que haja uma primeira má impressão e, para isso, existem alguns truques que nos podem ajudar, conforme nos mostra o site MegaCurioso.

Imite a pessoa com quem está a falar

O primeiro truque consiste em imitar, de maneira subtil, o que a outra pessoa faz. Investigadores estudaram esse comportamento em 1999, tendo-o batizado de “efeito camaleão”. Eles descobriram que os participantes eram mais propensos a dizer que gostavam de alguém se essa pessoa os imitasse.

Por isso, já sabe: imite algumas expressões corporais, gestuais e faciais. Mas atenção, faça-o com cuidado ou a 'emenda será pior que o soneto'.

Fale menos, escute mais

Ser um bom ouvinte é uma qualidade imprescindível, seja nas relações pessoais ou nas profissionais. Mesmo as pessoas que são naturalmente mais tímidas gostam quando têm a oportunidade de falar sobre elas mesmas para alguém que parece interessado.

Por isso, faça perguntas sobre a outra pessoa, mas, principalmente, demonstre que está efetivamente a prestar atenção.

Revele os seus defeitos

Nós temos uma tendência natural para nos apresentarmos da forma mais perfeita possível, até porque ninguém gosta de mostrar os seus defeitos. Mas um estudo descobriu que as pessoas vão gostar mais de si se revelar alguns dos seus defeitos ou, pelo menos, se for um pouco autodepreciativo.

Elogie

Elogios são uma maneira fácil de conquistar o coração de alguém. Mas não se trata apenas de elogiar a pessoa com quem está a falar. Teça elogios sobre alguém que está na sala, mas não está diretamente envolvido na conversa. Esta atitude fará com que pareça uma boa pessoa.

 Enfatize similaridades

Caso conheça uma pessoa nova e se aperceba de que têm pontos em comum então deve dizê-lo o quanto antes a essa mesma pessoa. Isto porque um estudo revelou que as pessoas gostam daquelas que têm valores semelhantes aos seus.

Mostre emoções

Se é uma pessoa reservada saiba que tem mais a perder do que a ganhar, pois o facto de ser tão tímida tornará difícil a sua conexão com outra pessoa. É necessário que tenha capacidade de compartilhar as suas emoções com os outros, mesmo que isso a exponha (q.b.) perante os outros.

Mantenha um tom positivo

Manter uma postura positiva é obviamente muito melhor do que uma negativa quando se trata de causar uma boa primeira impressão. E isso também inclui o seu tom de voz: estudos mostram que confiança e simpatia estão ligadas à maneira como alguém diz algo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório