Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Existem quatro diferentes tipos de vergonha

A vergonha prejudica ao influenciar as próprias defesas do ser humano.

Existem quatro diferentes tipos de vergonha
Notícias ao Minuto

11:45 - 06/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Vergonha

Diz o psicoterapeuta Joseph Burgo que a vergonha é um tema delicado e sobre o qual não se quer falar, por medo ou falta de interesse. Contudo, pelo vasto tema que é, o especialista, que é autor do livro ‘Shame: Free Yourself, Find Joy, and Build True Self-Esteem’ (Vergonha: liberte-se, encontre alegria e construa auto-estima) optou por abordar a questão.

É ele quem distingue este comportamento em quatro tipos, que afetam o ser humano de diferentes formas. O primeiro tipo apontado relaciona-se com o amor não correspondido que desenvolve o sentimento de frustração e humilhação.

Esta forma de vergonha surge, no entanto, bem antes do primeiro amor, sendo reconhecida pelos bebés quando se sentem ignorados pelas mães, o que é frequente no caso de mães com depressão pós-parto que sentem dificuldade em reconhecer as emoções e expressões do próprio filho.

O segundo tipo de vergonha, segundo Burgo, advém da exposição não desejada, por exemplo, humilhação pública ou outra forma de exposição excessiva.

Desapontamento por algo não corresponder às expetativas é a terceira forma de vergonha e é frequente aos casos em que fazemos algo e falhamos, seja na vida pessoal ou profissional.

Por fim, há ainda um tipo de vergonha que se associa à exclusão. Enquanto seres sociais, queremos ser incluídos em grupos de trabalho, amigos ou mesmo numa relação. Ser posto de parte cria o sentimento de vergonha.

Apesar das diferentes situações que propiciam o sentimento de vergonha, tal vem com alguns benefícios, aponta o especialista, como a inibição que impede a confiança em excesso e o narcisismo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório