Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cirurgias para perder peso têm impacto nos problemas conjugais

Estudo aponta a probabilidade de divórcio ou separação.

Cirurgias para perder peso têm impacto nos problemas conjugais
Notícias ao Minuto

14:30 - 04/04/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Surf

Uma relevante perda de peso, resultante de uma cirurgia plástica como a colocação de uma banda gástrica, tem consequências para a vida do indivíduo que não se cingem de todo ao físico.

Avança a Reuters Health, com base num estudo feito pela Universidade de Gotemburgo, que indivíduos que já foram submetidos a cirurgias para redução de peso, quando num relacionamento, têm maior probabilidade em terminar a relação. Por outro lado, indivíduos que passem pela mesma cirurgia mas estavam solteiros na altura, estão mais propícios a começar uma relação no prazo médio de quatro anos.

Da amostra analisada, que contava com indivíduos que passaram pela cirurgia e indivíduos que não foram submetidos à mesma, passados quatro anos contabilizou-se 21% novos relacionamentos por parte de quem passou pela cirurgia em oposição aos restantes 11%. Passados dez anos, as percentagens aumentaram para 35 e 19%, respetivamente.

Quanto à taxa de separação, foi de 9% após quatro anos feita a cirurgia e de 6% para quem não fez a cirurgia (contabilizados no mesmo período). Numa década após a cirurgia, as percentagens de separação ou divórcio passaram aos valores de 17% e 12%.

O motivo apontado pelos especialistas assenta-se na ideia de que, ao perder peso, os antigos obesos ganham consciência de que ‘é possível’ sair de uma relação onde se é infeliz. Além disso, poderá haver um aumento na tensão entre o casal cuja relação já estava vulnerável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório