Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Estas frutas e vegetais podem provocar intoxicações alimentares severas

A abóbora é um vegetal bastante apreciado, porém duas mulheres francesas que não se conheciam, compraram esse alimento em lojas diferentes e que se queixaram do seu sabor “amargo”, tiveram reações extremas, incluindo perda de cabelo.

Estas frutas e vegetais podem provocar intoxicações alimentares severas
Notícias ao Minuto

21:35 - 02/04/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Atenção

Horas após ter ingerido sopa de abóbora, uma das mulheres e respetiva família desenvolveu sintomas tipicamente atribuídos à ocorrência de uma intoxicação alimentar, incluindo vómitos, diarreia e náuseas.

Todavia o seu estado de saúde ainda terá piorado após a primeira semana e a mulher terá experienciado uma perda substancial de cabelo, de acordo com um relatório publicado no JAMA Dermatology.

No segundo caso, a mulher também terá sido afligida por vómitos. E três semanas após comer aquela sopa, terá perdido uma quantidade significativa de cabelo, incluindo a queda de pelos nas axilas e na zona púbica.

As duas mulheres terão desenvolvido uma condição conhecida por ‘envenenamento cucúrbita’ ou ‘síndrome tóxico de abóbora’.

A abóbora é um membro da família das cucurbitáceas, que também inclui alimentos como o melão ou o pepino. E podem produzir uns químicos, conhecidos por cucurbitinos, que se caraterizam por um sabor amargo intenso e têm um efeito tóxico nas células humanas.

Regra geral as plantas são geneticamente modificadas de forma a produzirem valores mínimos destes químicos, mas ocasionalmente alguns destes alimentos podem conter níveis tóxicos prejudiciais para quem os ingere.

Embora os casos de cucúrbita sejam raros, a sua ocorrência está presente na literatura médica.

Um artigo recentemente publicado no periódico científico Clinical Toxicology, aponta para que tenham ocorrido cerca de 350 casos de intoxicação alimentar provocada pela ingestão de abóbora, entre 2012 e 2016. E em 26% dos episódios o vegetal terá sido cultivado em casa.

Já sabe – se provar abóbora e a achar incaraterísticamente azeda pare de comer o alimento e fique atento aos possíveis sintomas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório