Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Como é a vida depois de um AVC?

É frequente a morte por AVC, mas não chega a todos os casos. No dia em que se celebra o Doente com AVC, falemos dos casos em que se sobrevive ao problema e como é feita a sua reabilitação.

Como é a vida depois de um AVC?
Notícias ao Minuto

08:06 - 31/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle AVC

O AVC é um problema comum e preocupante. Em Portugal, o ano de 2016 contou com cerca de 23.500 casos, dos quais 3200 resultaram em morte, como avança a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Cientes dos alarmantes dados, especialistas têm dedicado a devida atenção aos Acidentes Vasculares Cerebrais, problema do qual os sintomas são cada vez mais falados e o tratamento cada vez mais eficaz. Prova disso, é a taxa de mortalidade por AVC que entre 2011 e 2015 diminuiu cerca de 39%.

Apesar disso, “o número de doentes com sequelas tende a aumentar” refere a referida entidade que este ano se foca nesta questão como forma de marcar o dia do Doente com AVC que marca a data de 31 de março.

Depois de um destes acidentes, o doente sente inevitáveis limitações, sendo obrigado a adaptar-se à nova realidade. Para tal, carece de um completo apoio que começa no hospital, com a equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e terapeutas.

Em Portugal, os especialistas focam-se em dar o devido apoio, o que tem tido sucesso como é reflexo a diminuição em 19% de mortalidade após um episódio de AVC, um facto que leva a crer que as unidades de reabilitação têm um papel fundamental na melhoria do estado de saúde dos doentes e que por isso é necessária a criação de mais centros, apontam os especialistas, a par de novas estratégias que garantam a finalização do programa de reabilitação que várias vezes não é concluído.

Em suma, importa ter em conta que a reabilitação é fundamental para a recuperação de uma boa qualidade de vida do doente que não deve ignorar o exercício físico, descanso e vida social. Procure apoio em grupos especializados e abra-se com amigos. É importante que mantenha uma rotina diária e que reorganize a sua vida no sentido de garantir a sua independência.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório