Meteorologia

  • 25 MAIO 2020
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 30º

Edição

Será gosto pela comida? Estudo prova que obesidade diminui o paladar

Uma alimentação rica em gorduras leva à diminuição da capacidade de sentir o sabor dos alimentos, segundo provou esta semana um grupo de cientistas.

Será gosto pela comida? Estudo prova que obesidade diminui o paladar

Um estudo passado já havia provado que tanto obesos como anoréticos apresentavam dificuldade em distinguir água natural de água com açúcar, mas até então era incógnito o porquê de tal acontecer.

Um grupo de investigadores da Universidade de Cornell, liderado por um professor de Ciência da Comida, publicou esta terça-feira (dia 20) um artigo onde são apresentadas as conclusões da análise feita a ratos.

Entre os de peso normal e os com excesso de peso, os segundos apresentavam menor paladar, até à segunda fase da experiência em que a ambos foi dada uma alimentação rica em gorduras. Os ratos de peso normal tornaram-se obesos e os que já apresentavam excesso de peso, mantiveram o peso. Quanto ao paladar, as duas amostras apresentaram igual perda de paladar.

Daqui se conclui que não é o tipo de comida, mas o fato de o organismo se encontrar em estado de obesidade, que diminui o paladar dos ratos (que têm caraterísticas bastante semelhantes às do ser humano). O motivo desta perda de paladar deve-se à produção de TNF-Alpha (Fator de Necrose Tumolar), um conjunto de moléculas capaz de matar células tumorais e que agem contra o elevado consumo de gordura.

Segundo os investigadores, pode ser este o principal motivo porque é geralmente difícil para alguém com excesso de peso fazer dieta. Como não tem o paladar necessário para tirar proveito dos novos sabores a que é exposto, muito facilmente recai à alimentação rica em gordura, onde encontra ‘conforto’ mesmo com o reduzido paladar.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório