Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Será gosto pela comida? Estudo prova que obesidade diminui o paladar

Uma alimentação rica em gorduras leva à diminuição da capacidade de sentir o sabor dos alimentos, segundo provou esta semana um grupo de cientistas.

Será gosto pela comida? Estudo prova que obesidade diminui o paladar
Notícias ao Minuto

08:26 - 23/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Obesidade

Um estudo passado já havia provado que tanto obesos como anoréticos apresentavam dificuldade em distinguir água natural de água com açúcar, mas até então era incógnito o porquê de tal acontecer.

Um grupo de investigadores da Universidade de Cornell, liderado por um professor de Ciência da Comida, publicou esta terça-feira (dia 20) um artigo onde são apresentadas as conclusões da análise feita a ratos.

Entre os de peso normal e os com excesso de peso, os segundos apresentavam menor paladar, até à segunda fase da experiência em que a ambos foi dada uma alimentação rica em gorduras. Os ratos de peso normal tornaram-se obesos e os que já apresentavam excesso de peso, mantiveram o peso. Quanto ao paladar, as duas amostras apresentaram igual perda de paladar.

Daqui se conclui que não é o tipo de comida, mas o fato de o organismo se encontrar em estado de obesidade, que diminui o paladar dos ratos (que têm caraterísticas bastante semelhantes às do ser humano). O motivo desta perda de paladar deve-se à produção de TNF-Alpha (Fator de Necrose Tumolar), um conjunto de moléculas capaz de matar células tumorais e que agem contra o elevado consumo de gordura.

Segundo os investigadores, pode ser este o principal motivo porque é geralmente difícil para alguém com excesso de peso fazer dieta. Como não tem o paladar necessário para tirar proveito dos novos sabores a que é exposto, muito facilmente recai à alimentação rica em gordura, onde encontra ‘conforto’ mesmo com o reduzido paladar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório