Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

A doença sexualmente transmissível que duplica o risco de cancro

Um novo estudo divulgado pelo canal noticioso norte-americano NBC News, indica que contrair clamídia pode duplicar o risco de incidência de cancro nos ovários.

A doença sexualmente transmissível que duplica o risco de cancro
Notícias ao Minuto

21:00 - 22/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mulheres

A investigação foi realizada por uma equipa de cientistas do Instituto Nacional de Cancro, nos Estados Unidos, e analisou dados de dois outros estudos anteriores.

No total, ambos os estudos envolveram mais de 400 mulheres que padeciam de cancro nos ovários e mais de 700 que não eram afetadas por essa patologia.

De acordo com a reportagem transmitida pela NBC News, quando os investigadores compararam o historial clínico das pacientes, tendo em conta se tinham ou não sofrido de clamídia e se estavam a ser afetadas por cancro nos ovários, encontraram uma relação surpreendente.

Descobriram que as mulheres com cancro nos ovários, tinham também na sua maioria sofrido de clamídia. Comparativamente, a outras infeções transmitidas sexualmente, como a herpes ou a gonorreia por exemplo.

Até ao momento desconhecem-se em larga escala quais os comportamentos e fatores que originam o aparecimento deste tipo de cancro.

Os resultados inéditos recentemente apurados serão apresentados, na American Association for Cancer Research, no próximo mês de abril.

A clamídia genital é uma infeção causada pela bacteria Chlamydia trachomatis. É uma das doenças de transmissão sexual mais frequentes e a sua incidência tem vindo a aumentar. Considerando que muitos dos casos deste tipo de infeção são assintomáticos, é provável que a ocorrência de clamídia seja ainda mais elevada do que se estima.

Nos Estados Unidos, estima-se o aparecimento de cerca de 2,8 milhões de novos casos todos os anos. Num estudo realizado em Portugal, verificou-se uma prevalência global de infeção por clamídia de cerca de 3 por cento, com um predomínio do género masculino (83,3 por cento).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório