Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Há um problema mental comum a todos os distúrbios alimentares

Afeta dois terços da população que apresenta algum tipo de distúrbio relacionado com a alimentação.

Há um problema mental comum a todos os distúrbios alimentares
Notícias ao Minuto

11:58 - 21/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Distúrbios

Embora não se conheça a fundo a relação entre um e outro problema, vários especialistas apontam a ansiedade como problema mental comum aos vários tipos de distúrbios alimentares.

Este não é o único distúrbio mental comum aos problemas com a alimentação já que, posteriormente, se havia apontado uma relação entre o comportamento OCD (Problema Obsessivo Compulsivo) e os vários distúrbios alimentares, ou, mais especificamente, o stress pós-traumático à bulimia. Mas a ansiedade, que afeta mais de metade dos indivíduos com distúrbios alimentares, é agora apontado como possível centro do problema, que tem o distúrbio alimentar como sintoma, já que se pronuncia em primeiro lugar.

Por sua vez, o tratamento do distúrbio alimentar ‘corrige’ de igual modo a ansiedade já que da aprendizagem em controlar a própria alimentação advém a redução da ansiedade, nem que seja momentânea, como aponta o psicólogo Paul Davidon, citado pelo Health.

Os problemas estão indiscutivelmente ligados como se vê por exemplo num doente com anorexia, que explica o seu distúrbio como necessidade de controlar algo, neste caso, o seu comportamento alimentar, de forma excessiva. Ora, esta irracionalidade sobre o auto-controlo é sinal de ansiedade, assim como pode pronunciar um estado depressivo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório