Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Investigadores desenvolvem tratamento para fobias

A terapia do medo pretende que cada indivíduo se sinta menos indefeso quando exposto à situação ou objeto que teme.

Investigadores desenvolvem tratamento para fobias
Notícias ao Minuto

09:34 - 21/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Fobia

Uma fobia é um medo irracional que se tem acerca de certo objeto ou situação. Por ser algo psicológico, o seu ‘tratamento’ passa apenas pela consciencialização de que não há motivo por que ter medo. Mas certos de que se pode fazer mais para combater as fobias, um grupo de investigadores desenvolveu uma terapia que promete reduzir ou mesmo acabar com os medos.

Dura seis semanas e baseia-se na exposição constante do indivíduo àquilo que mais teme até que se torne menos assustador. Ao experimentar o pior dos seus medos, por vezes a par de técnicas de relaxamento, a vítima de fobia pode assim passar a aceitar melhor o objeto ou situação que o amedronta, mesmo que fique sempre algum receio.

Esta terapia funciona pelo decréscimo de medo que advém do conhecimento do pior caso possível bem como da perceção que se passa a ter de cada situação, ao comprovar que nada de mal (ou de pior) pode acontecer quando expostos à mesma.

Foram 17 os indivíduos que experienciaram esta nova terapia, a quem foram mostradas imagens dos seus medos. Na segunda fase do teste, cada indivíduo foi posto em frente a um ecrã com um círculo que crescia à medida que pensavam (por ser um scanner ligado a sua atividade cerebral). Quanto maior ficasse o círculo, mais dinheiro os indivíduos da amostra ganhavam. Embora não lhes tenha sido limitado sobre o que pensar, os indivíduos perceberam que quanto mais pensamentos tivessem relacionados com o seu medo, que estava bem presente na memória pelas imagens que viram anteriormente, maior o círculo ficava e quanto mais se afastassem desses pensamentos, o círculo diminuia.

Sem que lhes fosse diretamente pedido, os indivíduos em teste obrigavam-se assim a pensar na sua fobia, mesmo que inconscientemente. Com isto, aprenderam a ativar as partes do cérebro que outrora apenas ativavam quando expostos a situações em que sentem medo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório