Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Há um teste que deteta o cancro da próstata, diz novo estudo

A nova técnica de ressonância magnética deverá pôr um fim aos testes dolorosos e invasivos utilizados até ao momento na deteção e no diagnóstico do cancro da próstata.

Há um teste que deteta o cancro da próstata, diz novo estudo
Notícias ao Minuto

07:00 - 20/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Homens

A técnica de RM funciona em mais de um quarto dos casos, garante o novo estudo levado a cabo pela University College London, no Reino Unido.

O que poderá significar que os milhões de homens submetidos anualmente a biopsias dolorosas poderão evitar esse procedimento – que envolve retirar amostras de tecido da próstata para análise.

A técnica de RM é 12 por cento mais eficaz a detetar a existência de tumores fatais e 13 por cento mais eficiente a referenciar sintomas cancerígenos que necessitem de intervenção. O exame deverá referenciar e sublinhar as "potenciais áreas de perigo".

Se nada for detetado os pacientes continuarão a ser monitorizados, e não terão que ser submetidos de imediato a uma biopsia.

No caso do exame encontrar um tumor, será necessário que o paciente realize então na mesma uma biopsia de forma a confirmar ou não o diagnóstico. Porém a técnica de RM deverá ajudar os médicos indicando o tecido específico que deverá ser recolhido.

Os especialistas garantem que o novo método não invasivo de ressonância poderá salvar milhões de vidas, através de um diagnóstico precoce e exato.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório