Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.
Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.
© iStock
Lifestyle Higiene
"Acho que nos banhamos mais por razões estéticas do que outra coisa", diz Elaine Larson, médica e especialista em doenças infecciosas e professora na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. "Geralmente as pessoas acreditam que tomam banho diariamente por motivos de higiene, mas falando a nível de bacteriológico isso não é de todo verdade".
Segundo Larson, os sabonetes e líquidos usados na higiene diária são superados pelo sabão que continua a combater mais eficazmente as doenças infecciosas. E quando toma duche, esfregar e esfoliar não são de todo atividades benéficas. "Tomar banho vai remover, por exemplo, o odor a suor caso tenha ido ao ginásio. Mas não o vai proteger de bactérias – lavar as mãos regularmente é muito mais eficaz".
De acordo com vários estudos, banhos em excesso podem deixar o organismo mais propenso a contrair certas infeções. A água tem tendência a secar a pele, sujeitando-a ao aparecimento de feridas, que por sua vez são um habitat propício ao desenvolvimento de germes, explica Larson.
Outros especialistas concordam. "A maioria das pessoas toma banhos a mais", diz o médico dermatologista Brandon Mitchell, docente na Universidade de George Washington.
Mitchell afirma que lavar a pele em demasia pode retirar à derme os óleos essenciais que a compõe, e prejudicar a capacidade deste órgão se defender das bactérias – fragilizando assim o sistema imunitário.
Então afinal quantos banhos deve tomar? “Provavelmente um ou dois por semana”, garante Mitchell.
Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso
Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.
É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.
Saber mais sobre notificações do browser
Comentários
Regras de conduta dos comentários