Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Desejos por comida, quem nunca?

É algo que afeta praticamente todas as mulheres em alguma altura da sua vida. Mas será realmente um ‘problema’?

Desejos por comida, quem nunca?
Notícias ao Minuto

12:08 - 19/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Fome

Os desejos de mulheres grávidas não são discutíveis. São um fenómeno cientificamente comprovado, embora não se saiba ao certo o seu motivo.

É noutros casos, sem justificação, que a questão se coloca. Porquê este desejo incessante por comida (diga-se, sempre calórica e a más horas) que afeta quase todas as mulheres?

A má alimentação pode ser a causa do problema, que leva o próprio corpo a ‘pedir’ por proteína, por exemplo, e daí o desejo por um belo naco de carne. Contudo, na maioria das vezes, o desejo da comida é apenas psicológico. A vontade de se comer bolos, salgados ou qualquer alimento rico em açúcar e hidratos de carbono é, na grande maioria das vezes, sinónimo de ansiedade ou aborrecimento, conta a Women’s Health UK.

‘A culpa é da TPM’

O Temperamento Pré Menstrual, de que nenhuma mulher está livre, é a altura mais propícia à ocorrência de desejos por comida e aí há, de facto, uma justificação: nesta fase do ciclo menstrual, o corpo aumenta a produção de mais estrogéneo e progesterona. Tal alteração hormonal leva à carência de serotonina que o corpo tenta compensar com a procura por comida calórica.

O que daqui se conclui? Uma alimentação equilibrada e uma hidratação diária vão evitar que o corpo sinta falta de algum nutriente. Na altura da pré-menstruação, pense duas vezes antes de ‘atacar’ o frigorífico e tente substituir três fatias de bolo de chocolate à meia noite por algo que a distraia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório