Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Portugal Fashion: 42.ª edição arranca em Lisboa já amanhã

A 42.ª edição do Portugal Fashion, com apostas para a estação fria, arranca no sábado, no terminal de cruzeiros de Lisboa, concebido por Carrilho da Graça, escolhido pela organização para pôr a "moda em diálogo com a arquitetura".

Portugal Fashion: 42.ª edição arranca em Lisboa já amanhã
Notícias ao Minuto

14:00 - 16/03/18 por Lusa

Lifestyle Moda

De acordo com o responsável pela comunicação do evento, Rafael Alves Rocha, neste primeiro dia do Portugal Fashion -- que prossegue depois no Porto nos dias 22 a 24 de março --, "os desfiles têm lugar num edifício que é já uma referência arquitetónica da Lisboa do século XXI".

"Aos criadores é dada a oportunidade de apresentarem as suas coleções num cenário contemporâneo, urbano, cosmopolita, como é o novo terminal de cruzeiros", realça o responsável, vincando que, "à sofisticação da arquitetura de Carrilho da Graça, soma-se a sofisticação da moda portuguesa, num diálogo estético muito estimulante".

Rafael Alves Rocha nota que, nesta 42.ª edição, os desfiles serão "experiências de moda muito interessantes", tanto em Lisboa, como no Porto.

"Em Lisboa, o novo terminal de cruzeiros simboliza o Portugal moderno e aberto ao mundo", enquanto no Porto "vamos instalar no emblemático Parque da Cidade, uma megaestrutura semelhante à dos grandes 'shows' de moda internacionais, o que garante comodidade e funcionalidade acrescidas", precisa.

No sábado, na capital portuguesa, o arranque dos desfiles tem uma hora exata prevista -- 14:41 --, para qual está marcada uma 'fashion show performance' (em tradução livre, um desfile encenado) da dupla de criadores Storytailors.

Nesta atuação, a dupla vai apresentar a coleção "Gender fluid" para o próximo outono/inverno, na qual aposta em peças divisíveis através de fechos e conjugáveis entre si, resultando, por exemplo, na combinação de metades de casaco.

Segue-se a coleção "I'am", da 'desginer' portuguesa Alexandra Moura, em que revisita a sua história pessoal desde a infância à adolescência, transpondo na 'passerelle' influências de filmes, de bandas e de vivências que a marcaram.

Já Susana Bettencourt evoca as transformações sociais resultantes da rápida evolução tecnológica na sua coleção "Machine after machine".

Ao final da tarde, Pedro Pedro mostra em Lisboa a coleção "Le Bureau", na qual junta roupa formal e desportiva, criando peças fluidas, de formas soltas e sobredimensionadas.

Nomes habituais do Portugal Fashion, a dupla Alves/Gonçalves vai apostar em coordenados urbanos, numa transgressão dos códigos clássicos, enquanto o criador Carlos Gil vai explorar uma cidade que nunca dorme na coleção "Vinte e quatro horas".

A fechar o primeiro dia do evento, a marca TMcollection by Teresa Martins apresenta uma coleção marcada por tecidos naturais de cores fortes com impressões, texturas e bordados e denominada "Forest path -- A journey within".

Nesta edição do Portugal Fashion, participam 18 criadores, duas duplas, seis jovens 'designers', oito finalistas do concurso Bloom (dedicado aos novos criadores) e ainda uma marca resultante desta plataforma, seis marcas de calçado e sete marcas de vestuário, resultando num total de 34 desfiles.

O Portugal Fashion é promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.

O evento é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização -- Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório