Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Teste genético pode impedir cancro da mama e salvar milhares

De acordo com um novo estudo britânico, se mais mulheres fossem submetidas a testes genéticos de deteção de genes cancerígenos, até 17 mil cancros nos ovários e 64 mil cancros da mama poderiam ser evitados.

Teste genético pode impedir cancro da mama e salvar milhares
Notícias ao Minuto

14:00 - 16/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mulheres

Se cada mulher, com cerca de 30 anos, realizasse um teste médico para detetar a presença de genes cancerígenos, dezenas de milhares de cancros nos ovários e na mama poderiam ser prevenidos.

A investigação foi conduzida por uma equipa de cientistas da Universidade Queen Mary, em Londres, juntamente com a London School of Hygiene & Tropical Medicine.

Os principais genes que estão na origem da maioria dos casos hereditários de cancros dos ovários e da mama, são causados pelas mutações BRCA1 e BRCA2. Já em 2013, a atriz Angelina Jolie anunciou que realizou uma mastectomia dupla, após um diagnóstico positivo no teste que identifica o BRCA.

As mulheres portadoras das mutações genéticas BRCA1 e do BRCA2 têm uma predisposição entre 17 a 44 por cento de desenvolverem cancro dos ovários, e entre 69 e 72 por cento de probabilidades de virem a sofrer de cancro da mama. Comparativamente às mulheres que não apresentam estas mutações genéticas – e que apresentam um risco de 2 por cento de contraírem cancro dos ovários e de 12 por cento relativamente ao cancro na mama.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório