Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Simplificar: A palavra chave para uma vida mais feliz (e com mais tempo)

O livro que testemunha a mudança de vida de Brooke Mcalary, autora do podcast mais ouvido no iTunes na área da saúde, chegou a Portugal cheio de rituais a adotar para garantir uma vida mais calma.

Simplificar: A palavra chave para uma vida mais feliz (e com mais tempo)
Notícias ao Minuto

16:45 - 15/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Livros

Nunca paramos. Vivemos num desequilíbrio que nos causa o stress que permanece como eco durante todo o dia. As pessoas nem sempre têm noção disso, mas “por muito tempo, foi nos dito que estar ocupado era o mesmo que ser importante, bem sucedido. Esta ideia impede-nos de ver que esta correria está, na verdade, a causar todo este stress e desequilíbrio”, refere Brooke Mcalary, autora do podcast ‘The Slow Home’ - o mais popular do iTunes na área da saúde, que apresenta em conjunto com o seu marido.

Brooke é também autora do livro “Simplificar” que chegou às livrarias portuguesas este mês e é apresentado como testemunho sobre o estilo de vida ‘menos é mais’ que adotou junto com a sua família. Foi no âmbito deste lançamento que o Notícias ao Minuto falou com Brooke Mcalary, para perceber como podemos descomplicar a vida e aproveitar melhor o tempo.

O primeiro passo é óbvio: identificar o problema. Embora pareça simples, nem sempre tomamos consciência de que o problema está lá. “Estamos distraídos e mentalmente exaustos” porque “nunca nos sentimos preenchidos, nunca sentimos que podemos simplesmente ‘ser’. Estamos sempre à procura da próxima conquista e da próxima tendência a que temos de aderir para sermos vistos como importantes e bem sucedidos” refere Brooke, salientando que “estamos sempre a pensar em como deveríamos viver em vez de como gostaríamos de o fazer”. Como resultado, “não nos damos a nós próprios a oportunidade de estar presentes”

A autora fala por experiência própria. Foi durante a terapia de tratamento da sua depressão pós parto que se apercebeu de que o modo como levava a vida tinha um impacto brutal no bem estar da família, saúde e felicidade própria. “Nunca prestava a atenção aos meus filhos e marido e passava os dias distraída e stressada a tentar ser tudo para todos”. O resultado? Não conseguia fazer um bom trabalho em nenhuma área.

Notícias ao MinutoBrooke Mcalary com o marido e dois filhos© Adam Hollingworth

Ao aperceber-se do seu estado, não sentiu que era ‘tarde de mais para mudar’, pelo contrário, fez por tomar consciência de que as mudanças necessárias demoram tempo a acontecer. Brooke precisava deste tempo para as praticar com calma se queria que as mudanças fossem eficazes – bastou este pensamento para mudar de postura e sentir-se mais leve de imediato.

Da consciencialização, passou à pratica: a criação dos rituais que ajudam a adotar um estilo de vida mais simples nasceram do seu próprio esforço em simplificar a própria vida. “Nem todos os rituais se aplicam ao mesmo momento e fases da vida”, explica, “o importante foi criar um conjunto de rituais que se adaptassem ao dia a dia” para que, independentemente do quão ocupado se esteja, haja um momento em que se permita acalmar - “muitas vezes isso é suficiente”, garante a autora.

'Simplicidade é muito mais sobre como vivemos do que como aparentamos ser.Esta simplicidade, que de um modo mais ou menos abrangente deve estar presente no quotidiano de qualquer um, não é, contudo, entendida por todos. Sobre esta ideia, Brooke lembra que “há quem ame os seus pertences, ame estar ocupado, ame trabalhar sobre pressão, colecionar coisas e conectar-se com os outros online” e não há mal nisso. O problema é que “as pessoas acreditam que a simplicidade carece de um certo aspeto – o do minimalismo, de se manter apenas os bens essenciais ou viver sem tecnologia, mas a verdade é que é muito mais sobre como vivemos do que como aparentamos ser. Se uma pessoa não se quer simplificar a nível dos seus pertences, está tudo OK”, esclarece a autora, referindo que “talvez estas pessoas prefiram simplificar o seu horário ou então gostam mesmo de estar ocupados mas apreciem 15 minutos do seu dia longe da tecnologia”.

Em suma, não é necessário extremismos. Independentemente das nossas prioridades, “a simplicidade fará com que passemos mais tempo a fazer aquilo que nos dá prazer e menos daquilo que não é importante para nós”.

Para Brooke Mcalary fez sentido uma mudança radical que a levou e à sua família a libertar-se de mais de 25.000 objetos ao longo de dois anos mas nem todos têm de chegar a este ponto, se sentirem que tal não faz sentido. De facto, a audiência do podcast ‘The Slow Home’ é muito diversificada, o que surpreende a autora: “Esperava que fosse maioritariamente mães stressadas com filhos pequenos, mas há muitas mais pessoas nas mesmas caraterísticas desde jovens a entrar na casa dos 20 – que vêem os seus pais e gerações mais antigas a sacrificar a sua saúde e felicidade pela vida que levam – a avós”.

Independentemente do propósito, todos estão lá para o mesmo: “As pessoas que ouvem o nosso podcast procuram uma comunidade que se sinta do mesmo modo que ela própria e eu adoro que tal inclua jovens universitários, velhos e todos pelo meio”.

Notícias ao MinutoSimplificar© Clube do Autor

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório