Meteorologia

  • 21 ABRIL 2018
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 17º

Edição

Odeia o seu emprego. Saiba como se pode ajudar a si próprio

Se não se pode despedir, ou se está em vias de sair, certas atitudes podem auxiliá-lo neste processo.

Odeia o seu emprego. Saiba como se pode ajudar a si próprio
Notícias ao Minuto

21:00 - 18/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Trabalho

A semana de trabalho ainda não começou e já está a contar os dias para o próximo fim de semana? Todos os domingos à noite sente-se angustiado só de pensar em ir para o escritório na manhã seguinte?

Então não há dúvidas – odeia seu trabalho. E agora o que vai fazer?

Se não se pode demitir…

Aproxime-se dos seus colegas de trabalho

Não gosta do que faz. No entanto, isso não significa que não possa gostar de quem trabalha consigo. Almoce ou lanche com os seus colegas, organize um happy hour. Aumente a sua rede de amigos ao mesmo tempo que expande a sua rede profissional.

Converse com seu chefe sobre novos projetos

Tome a iniciativa e peça ao seu chefe para participar em tarefas e projetos novos e mais desafiantes. Uma experiência nova poderá dar-lhe um novo ânimo.

Faça uma lista de objetivos

Já que tem que permanecer momentaneamente nesse emprego, aproveite ao máximo essa experiência, mesmo que seja apenas para aumentar suas competências. Sente-se e pense em coisas que possa obter com esse trabalho. Melhorar uma habilidade importante? Fazer alguns contatos valiosos? Ter uma boa carta de recomendação do seu chefe? Faça uma lista desses objetivos e sinta-se mais motivado.

Se está a planear sair…

Continue a fazer um trabalho sólido

Mesmo que esteja a planear demitir-se no futuro próximo, é importante que se lembre que por enquanto ainda está lá – e que essa experiência tem um papel na sua carreira, de um modo geral. Por isso aproveite ao máximo o tempo, ainda que curto. Aproveite todas as oportunidades possíveis, crie uma rede de contatos com os seus colegas, lidere projetos ou apresentações importantes… Não só irá impressionar o seu chefe (o que será útil se precisar de uma recomendação no futuro), como também irá provar o seu valor e melhorar o seu currículo.

Mantenha o silêncio

Quando começar a procurar emprego, certifique-se de que o faz discretamente. Não comente com os seus colegas de trabalho sobre as entrevistas que está a ter. E, definitivamente, não faça comentários do tipo 'Mal posso esperar para sair daqui'. Não há nenhum problema em procurar novas oportunidades, mas é necessário que o faça com um certo nível de respeito e de profissionalismo.

Comece um plano de transição

Organize-se e planeie a sua vida, seja para sair do trabalho e procurar um novo, seja para refazer o currículo ou mesmo para economizar algum dinheiro antes de seguir numa nova empreitada profissional. Anote tudo, ofereça-se para ajudar em determinadas funções, para que saia do posto atual sem manchar a sua reputação. E não faça nada repentina ou impulsivamente – pense bem antes de decidir.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.