Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Aperto de mão forte equivale a coração saudável

Um aperto de mão forte é sinal de um coração saudável – já um aperto de mão pouco firme é um indicador de problemas cardíacos, segundo um novo estudo britânico.

Aperto de mão forte equivale a coração saudável
Notícias ao Minuto

08:00 - 15/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Descobertas

"Indivíduos com um aperto de mão mais forte bombeiam mais sangue por batida cardíaca, apesar da massa desse músculo ser mais reduzida", diz o estudo inédito.

Os investigadores pediram aos voluntários envolvidos no estudo que apertassem um sensor de pressão aplicando toda a sua força. Seguidamente os 5.065 homens e mulheres analisados foram submetidos a uma ressonância magnética e a outros testes clínicos.

Mais ainda, os cientistas da Universidade Queen Mary, em Londres, descobriram que as pessoas com um passou-bem mais forte apresentavam uma menor probabilidade de "remodelação cardíaca", que geralmente sucede devido a pressão arterial alta ou a ataques cardíacos.

O projeto de investigação concluiu que os voluntários com um aperto de mão mais fraco estão mais predispostos a sofrerem de patologias cardíacas no futuro. Nenhum dos participantes do estudo, de idades compreendidas entre os 40 e os 69 anos, tinha historial de doenças de coração.

O mesmo estudo também revelou que anualmente morrem, no mundo inteiro, 17.3 milhões de pessoas devido a doenças cardiovasculares. Número que deverá aumentar para 23.6 milhões em 2030.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório