Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Gosta de manteiga? Este artigo é para si

Afinal parece que este alimento não tem de ser banido da alimentação saudável como muitos defendiam.

Gosta de manteiga? Este artigo é para si
Notícias ao Minuto

17:00 - 13/03/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Manteiga

Não só é uma opção saudável (desde que bem escolhida) como é uma melhor escolha do que outros substitutos vendidos como mais saudáveis. É o que defende Elaine Khosrova, autora de ‘Butter: A Rich History’ (‘Manteiga: Uma rica história’).

A par de todas as vantagens que aponta a este ingrediente que é, para muitos, difícil de excluir da alimentação rotineira, a autora aconselha a que se opte por versões orgânicas, sem sal e idealmente de produção local. Em suma, quantos menos aditivos e mais pura for a manteiga, melhor será.

Se a palavra de Khosrova não lhe chega para convencer que pode voltar a ter a manteiga sempre presente no seu frigorífico, atente nestes motivos que vão fazer com que deixe de se sentir mal por comer manteiga (desde que na dose recomendada).

É rica em nutrientes

A manteiga contém cálsio, potássio, vitaminas A, D, E, K e B13 além de ómega 3 e 6, a tão falada gordura boa que se encontra no salmão.

É melhor do que margarina

Embora a margarina seja vendida como mais saudável que a manteiga, não o é, pois contém componentes que a autora aponta como prejudiciais ao coração como diglicéridos.

Ajuda a combater o cancro

...e a diabetes. Tal deve-se a um dos ácidos gordos presentes na manteiga que melhora a produção de insulina além de proteger o cólon contra o cancro.

Reduz a obesidade

Parece contraditório? Elaine Khosrova aponta um estudo de 2012 que refere que produtos ricos em gordura, como a manteiga, não está relacionado com o desenvolvimento de um metabolismo doente que leve à obesidade. Pelo contrário, reduz o risco de alguém se tornar obeso, problema associado a produtos artificiais e vazios de nutrientes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório