Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Alerta de saúde. Sexo oral provoca mais cancro nos homens

Novos estudos concluíram que os homens estão mais propensos a contrair o Vírus do Papiloma Humano (HPV), comparativamente às mulheres, e não há forma de o evitar...

Alerta de saúde. Sexo oral provoca mais cancro nos homens
Notícias ao Minuto

21:00 - 09/03/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Estudo

Os homens apresentam quatro vezes mais probabilidades de serem diagnosticados com cancro oral, dizem novos estudos que sugerem também que isto poderá dever-se ao facto do sistema imunitário masculino ser mais fraco.

As pesquisas efetuadas detetaram que os homens que fazem sexo oral às suas companheiras correm um maior risco de virem a padecer de cancro oral, provocado pelo Vírus do Papiloma Humano.

Para além de estarem mais propensos à patologia cancerígena, os homens também estão mais predispostos a serem portadores do HPV, mesmo que o vírus nunca se manifeste.

Um cientista da Universidade da Florida, nos Estados Unidos, Ashish A. Deshmukh, salienta: "Há provas científicas que os homens contraem mais facilmente infeções orais, relativamente às mulheres, mesmo que tenham uma atividade sexual semelhante".

"Mais ainda, o vírus é expelido mais fácil e rapidamente do organismo feminino. É mais raro que desenvolvam cancro, o que não acontece na população masculina".

Tumores relacionados com o HPV têm aumentado em mais de 300 por cento nos últimos 20 anos. O vírus é agora a principal causa, 70 por cento, para o aparecimento de cancro oral.

Em 2013, o ator Michael Douglas fez as manchetes da imprensa mundial , quando relacionou o cancro oral que sofreu com a prática de sexo oral. O ator de 72 anos, acreditava que o cancro teria sido provocado pelo virus HPV.

O Vírus do Papiloma Humano, é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo inteiro – uma em cada cinco pessoas irá contrair o vírus pelo menos uma vez ao longo da vida.

Na maioria dos casos, o sistema imunitário combate o vírus e muitas dos infetados nem se chegam a aperceber que o contraíram.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório