Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Cobrir o tampo da sanita com papel ajuda mesmo?

É a prática mais comum quando as mulheres usam casas de banho públicas.

Cobrir o tampo da sanita com papel ajuda mesmo?
Notícias ao Minuto

06:10 - 13/03/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Higiene

Muitos são os que, por questões de higiene, cubram com papel o tampo da sanita. Pode e deve continuar a fazê-lo, mas não pelos motivos por que provavelmente o fazia.

Conta a Time que cobrir o assento com papel não impede a transmissão de doenças infecciosas – o principal receio de quem usa casas de banho públicas. Como refere William Schaffner, professor de medicina preventiva, “não há provas de que se esteja protegido desta forma”

O motivo está na textura do tampo da sanita, assim como no próprio papel que usa para o cobrir, que são porosos, logo, permitem a passagem de organismos microscópicos. Ainda assim, como explica outro especialista e professor de microbiologia, “a passagem é dificultada quando se usa várias camadas de papel”. Contudo, não vale a pena o gasto de papel já que, “a não ser que o assento esteja completamente sujo, com líquidos e partículas visíveis a olho nu, muito dificilmente apanhará alguma doença". Pelo contrário, o telemóvel contém em média dez vezes mais bactérias que o assento de sanita.

No pior cenário, mesmo que a sua pele entre em contacto com alguma bactéria, é rara a probabilidade de ficar infetado, sendo maior a possibilidade de tal acontecer através do contacto com a bactéria pelas mãos ou boca.

Assim sendo, os especialistas alertam para a importância de manter a higiene das mãos – regra básica para a proteção pessoal – que deve incluir sabão e ser minimamente demorada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório