Meteorologia

  • 26 SETEMBRO 2018
Tempo
22º
MIN 22º MÁX 23º

Edição

Mulheres são as mais afetadas pelos joanetes

"Atualmente andamos tão ocupados e preocupados com as tarefas quotidianas que nos esquecemos de que por vezes cometemos pequenos erros, quer de postura, quer de calçado. No que diz respeito a este último, o que acontece é que as escolhas não são as melhores, o que origina graves problemas nos pés", diz o podologista Francisco Oliveira Freitas.

Mulheres são as mais afetadas pelos joanetes
Notícias ao Minuto

17:00 - 08/03/18 por Notícias Ao Minuto 

Lifestyle Opinião

Num artigo de opinião enviado para a redação do Notícias ao Minuto, o especialista refere o estudo recente realizado pela Harvard Medical School, no qual estiveram envolvidas quase três mil mulheres e homens com mais de 56 anos, onde se concluiu que as mulheres são mais propensas a ter joanetes à medida que envelhecem, e quanto mais dolorosos forem, menor será a sua qualidade de vida.

"O joanete desenvolve-se quando o primeiro osso do metatarso do pé se desvia para fora, e os dedos grandes dos pés para dentro (em direção aos restantes dedos dos pés), fazendo com que a haja uma subluxação da articulação", afirma o médico. 

Isto deve-se ao facto da maioria dos sapatos não estarem preparados para acomodar o pé e, desta forma, pressionam a articulação desalinhada, explica Francisco Oliveira Freitas. 

Segundo o mesmo artigo de opinião, os principais sintomas do joanete são os sinais inflamatórios, a dor, o rubor e a vermelhidão sobre o dedo, podendo surgir uma ferida. A dificuldade em comprar sapatos vai aumentando consoante o problema, visto que não existe nenhum tipo de calçado que esconda o joanete, ou que não cause desconforto ao longo do dia.

"Este flagelo pode ser evitado e minimizado, mediante o trabalho de uma equipa multidisciplinar (que se complementa com os vários setores da área da saúde), se utilizar sapatos de salto alto ocasionalmente, visto ser esta uma das formas de prevenção dos joanetes", diz o podologista. 

Acrescentando ainda: "Se as suas funções profissionais requererem uso de sapatos de salto alto, poderá optar por utilizar calçado confortável durante a viagem de casa para o trabalho e do trabalho para casa, usando o salto alto apenas no horário de trabalho. No caso de ter alguma dúvida, deverá consultar um podologista, para que este possa efetuar o diagnóstico e indicar o tratamento mais adequado". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório